nessa parte 6 fiquei em duvida e peguei o comando (parseFloat) de um exeplo que vi em uma respostas de vocês mais o resto fiz sozinho.
nessa parte 6 fiquei em duvida e peguei o comando (parseFloat) de um exeplo que vi em uma respostas de vocês mais o resto fiz sozinho.
Olá, Felipe! Pelo que vejo na imagem que você compartilhou, você está no caminho certo ao utilizar a função parseFloat
para converter as entradas do usuário em números de ponto flutuante. Isso é importante porque o método prompt
retorna uma string, e para realizar operações matemáticas, precisamos converter essas strings em números.
A função parseFloat
é adequada quando você espera que o usuário insira um número que pode ter casas decimais. Se você estiver esperando apenas números inteiros, poderia usar a função parseInt
. No entanto, para a soma de dois números, como é o caso do seu desafio, parseFloat
funciona bem, pois abrange tanto inteiros quanto decimais.
Aqui está um exemplo prático de como você poderia melhorar seu código:
function verificarClick4() {
let valor1 = parseFloat(prompt('Digite um número:'));
let valor2 = parseFloat(prompt('Digite mais um número:'));
// Verifica se os valores inseridos são números válidos antes de somar
if (!isNaN(valor1) && !isNaN(valor2)) {
let soma = valor1 + valor2;
alert(`O valor da soma dos dois números é: ${soma}`);
} else {
alert('Por favor, insira números válidos.');
}
}
Nesse exemplo, eu adicionei uma verificação com isNaN
para garantir que ambos os valores inseridos são de fato números. Se um dos valores não for um número, o usuário será informado para inserir números válidos.
Além disso, note que você tem várias funções chamadas verificarClick
com números diferentes (1, 2, 3, 4). Isso é uma prática incomum e pode ser confuso. Normalmente, você daria nomes únicos e descritivos para cada função, baseados na ação que elas realizam. Por exemplo, exibirConsoleLog
, exibirAlerta
, perguntarCidade
e somarNumeros
.
Espero ter ajudado e bons estudos!