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DESAFIO SOLUCIONADO !!! onmousedown; onmouseup

<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var cores = ['blue', 'red', 'green'];
    var indiceCorAtual = 0; 
    var raio = 10;

    var desenha = false;

    function desenhaCirculo(evento) {
        if(desenha){

        if (evento.shiftKey && evento.altKey) {
            raio = raio + 10;

        }else if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40){
                raio = raio + 10;

        }else if(evento.altKey && raio - 5 >= 10){
            raio = raio - 5;
        }


    console.log(raio)

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + '+' + y);
    }
    }

    function habilitaDesenhar(){
        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar (){
        desenha = false;
    }

    tela.onmousemove = desenhaCirculo; 
    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;    
    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    function mudaCor() {

        indiceCorAtual++;

        if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; 
        }

        return false; 
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
1 resposta

Olá, Jean! Como vai?

Mandou bem, a solução está correta.

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Continue praticando e bons estudos!

Até mais!