<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ['blue', 'red', 'green'];
var indiceCorAtual = 0;
var raio = 10;
var desenha = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenha){
if (evento.shiftKey && evento.altKey) {
raio = raio + 10;
}else if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40){
raio = raio + 10;
}else if(evento.altKey && raio - 5 >= 10){
raio = raio - 5;
}
console.log(raio)
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + '+' + y);
}
}
function habilitaDesenhar(){
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar (){
desenha = false;
}
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
function mudaCor() {
indiceCorAtual++;
if(indiceCorAtual >= cores.length) {
indiceCorAtual = 0;
}
return false;
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>