1
resposta

Desafio: Resumindo textos longos

Decidi enviar o seguinte prompt ao ChatGPT para esse desafio:

"Irei enviar um texto sobre Python em partes e preciso que você resuma o texto em 16 parágrafos com uma linguagem para iniciante. Cada parágrafo contendo no máximo 60 palavras. Especifique do que se trata cada parágrafo. Apenas me traga a resposta quando eu enviar a palavra "Feito". Você entendeu?"

Ele me trouxe a seguinte resposta:

"Entendi sim

Pode enviar o texto em partes. Quando você disser “Feito”, eu preparo:

• 16 parágrafos
  • Linguagem simples para iniciantes
  • Máximo de 60 palavras por parágrafo
  • Cada parágrafo com indicação do tema

Pode mandar!"

Dessa forma, fui enviando partes do texto e cada vez que eu enviava uma parte, ele me respondia algo do tipo:

"Perfeito

Recebi essa parte também.
Pode continuar enviando — quando você disser “Feito”, eu monto o resumo completo nos 16 parágrafos conforme solicitado."

Quando enviei a última parte, ele não esperou eu dizer "Feito" e já enviou a resposta com o resumo. Acredito que ele tenha feito isso porque nesse momento ele perdeu aquela memória em que eu dizia para ele enviar a resposta só depois que eu dissesse "Feito", certo?

O resultado disso foi esse:

1. Introdução ao Python

Python é uma linguagem de programação criada por Guido van Rossum em 1991. Ela é de alto nível, fácil de aprender e muito usada no mundo todo. Seu desenvolvimento é aberto e mantido por uma comunidade. A versão mais comum usada hoje é chamada CPython.

1. Filosofia da linguagem

Python foi criada para facilitar a vida do programador. Ela prioriza código simples e fácil de ler. A ideia principal é que escrever e entender o código deve ser mais importante do que otimizar desempenho.

1. Características principais

Python é uma linguagem versátil que suporta vários estilos de programação. Ela usa tipagem dinâmica e permite escrever menos código que outras linguagens. É muito usada em dados, web e automação.

1. Origem do nome

O nome Python vem do grupo humorístico Monty Python. Apesar disso, muitas pessoas associam o nome à cobra, mas essa não foi a intenção original do criador.

1. História inicial

Python começou em 1989 como um projeto para melhorar outra linguagem chamada ABC. O objetivo era criar algo mais prático e produtivo, com melhor interação com sistemas operacionais.

1. Evolução da linguagem

Ao longo do tempo, Python recebeu melhorias importantes como funções, classes e novos tipos de dados. Também ganhou uma comunidade ativa que ajudou no seu crescimento.

1. Versões importantes

A linguagem evoluiu com versões como Python 1.0, 2.0 e 3.0. A versão 3 trouxe mudanças importantes, como melhorias na organização e uso de texto (Unicode).

1. Popularidade e uso

Python se tornou uma das linguagens mais populares do mundo. É usada em várias áreas, como ciência, web, inteligência artificial e automação.

1. Filosofia Zen do Python

Existe um conjunto de princípios chamado “Zen do Python” que guia a linguagem. Ele valoriza coisas como simplicidade, clareza e legibilidade do código.

1. Tipos de dados

Python possui vários tipos de dados, como números, textos e listas. Também permite criar novos tipos usando classes, o que dá muita flexibilidade ao programador.

1. Operadores

A linguagem possui operadores para comparar valores e realizar cálculos. Ela também usa avaliação inteligente, evitando executar partes desnecessárias do código.

1. Indentação

Diferente de outras linguagens, Python usa espaços (indentação) para organizar o código. Isso ajuda na leitura, mas exige cuidado para evitar erros.

1. Compilação e execução

Python é interpretado, mas pode gerar um código intermediário chamado bytecode. Isso ajuda a tornar a execução mais rápida em usos futuros.

1. Orientação a objetos

Python suporta programação orientada a objetos. Tudo pode ser tratado como objeto, incluindo funções e classes, permitindo reutilização e organização do código.

1. Programação funcional e comentários

Python também suporta programação funcional, como uso de funções e listas. Além disso, permite documentar o código com comentários e textos explicativos.

1. Biblioteca, aplicações e uso

Python possui uma grande biblioteca padrão com várias ferramentas prontas. É usado por empresas como Google e NASA, além de aplicações em web, jogos, ciência e automação.

Eu acredito que para não correr o risco dele perder a memória, eu não precise usar tantos chats, uns 3 chats já seriam suficientes, visto que ele perdeu a memória justamente na última parte do texto, certo? O que vocês acham?

1 resposta

Oi, Patricia! Tudo bem?

Parabéns pela iniciativa de testar os limites do ChatGPT. Sua análise faz muito sentido.

De fato, essa “perda de memória” acontece por causa da janela de contexto, que funciona como uma memória de curto prazo. Conforme a conversa cresce, instruções mais antigas podem ser descartadas para dar espaço ao conteúdo mais recente.

Sua ideia de enviar o texto em blocos maiores faz sentido, porque reduz a quantidade de interações e ajuda a manter as instruções relevantes dentro do contexto.

Outra estratégia útil é reforçar o comando a cada novo envio. Por exemplo, ao mandar a próxima parte, você pode relembrar a instrução de aguardar a palavra “Feito”. Isso mantém a regra ativa ao longo da conversa.

Continue explorando esse tipo de teste. Esse olhar crítico ajuda bastante a tirar melhores resultados das ferramentas.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade