Solucionado (ver solução)
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Desafio - Resposta. Dúvida no final.

1- C:\Users\Lenovo>ping www.alura.com.br

Disparando www.alura.com.br [2606:4700:20::681a:1aa] com 32 bytes de dados: Resposta de 2606:4700:20::681a:1aa: tempo=9ms Resposta de 2606:4700:20::681a:1aa: tempo=16ms Resposta de 2606:4700:20::681a:1aa: tempo=19ms Resposta de 2606:4700:20::681a:1aa: tempo=35ms

Estatísticas do Ping para 2606:4700:20::681a:1aa: Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda), Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos: Mínimo = 9ms, Máximo = 35ms, Média = 19ms

============================================================================ 2- C:\Users\Lenovo>tracert www.alura.com.br

Rastreando a rota para www.alura.com.br [2606:4700:20::681a:1aa] com no máximo 30 saltos:

1 15 ms 5 ms 4 ms menuvivofibra [2804:431:c7e3:ae68:cab4:22ff:fee8:13c0] 2 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 3 30 ms 12 ms 11 ms 2001:12e0:100:1017:a002:1011:a005:e 4 * * 10 ms 2001:12e0:100:1025:a001:1017:a002:2c 5 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 6 10 ms * * 2001:1498:1:b80::1 7 22 ms * 8 ms 2001:1498:1:b80::2 8 129 ms 8 ms 11 ms 2400:cb00:97:3:: 9 13 ms 9 ms 15 ms 2606:4700:20::681a:1aa

Rastreamento concluído

===================================================================================== 3- C:\Users\Lenovo>ping www.utwente.nl

Disparando webhare.civ.utwente.nl [2001:67c:2564:a102::1:1] com 32 bytes de dados: Resposta de 2001:67c:2564:a102::1:1: tempo=206ms Resposta de 2001:67c:2564:a102::1:1: tempo=243ms Resposta de 2001:67c:2564:a102::1:1: tempo=206ms Resposta de 2001:67c:2564:a102::1:1: tempo=209ms

Estatísticas do Ping para 2001:67c:2564:a102::1:1: Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda), Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos: Mínimo = 206ms, Máximo = 243ms, Média = 216ms

====================================================================================== 4- C:\Users\Lenovo>tracert www.utwente.nl

Rastreando a rota para webhare.civ.utwente.nl [2001:67c:2564:a102::1:1] com no máximo 30 saltos:

1 13 ms 19 ms 9 ms menuvivofibra [2804:431:c7e3:ae68:cab4:22ff:fee8:13c0] 2 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 3 33 ms 9 ms 15 ms 2001:12e0:100:1016:a002:1011:a006:a 4 * * 4 ms 2001:12e0:100:1025:a001:1016:a002:2a 5 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 6 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 8 205 ms 213 ms 205 ms 2001:1498:1::32:36 9 209 ms 206 ms 204 ms 2a02:10:0:1::190:10 10 212 ms 207 ms 206 ms ae21.zl001a-jnx-01.surf.net [2001:610:e00:2::2a] 11 209 ms 216 ms 274 ms e0-0-3-0.es001b-jnx-01.surf.net [2001:610:f00:4044::45] 12 202 ms 205 ms 206 ms utwente-router.customer.surf.net [2001:610:f00:4044::46] 13 297 ms 204 ms 293 ms 2001:67c:2564:aa23::234 14 223 ms 207 ms 208 ms 2001:67c:2564:a102::1:1

Rastreamento concluído.

======================================================================================== 5- O comando ping apresentou maior latência ao enviar pacotes para a página www.utwente.nl O comando tracert apresenta mais saltos para a página www.utwente.nl. Usando o Tracert alguns saltos apresentaram a frase "Esgotado o tempo limite do pedido". Isso se deve a tentativa em porta não disponível no roteador? Por que isso ocorre?

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solução!

Olá, Marcelo! Tudo bem?

O comando tracert (ou traceroute, em alguns sistemas) é usado para determinar a rota que um pacote de dados percorre desde o seu computador até um destino na internet. Ele faz isso enviando pacotes de dados com um tempo de vida (TTL, Time To Live) que aumenta a cada envio. Quando o TTL de um pacote atinge zero, o dispositivo que o recebeu retorna uma mensagem de "tempo excedido" para a origem.

Quando você vê a mensagem "Esgotado o tempo limite do pedido", isso geralmente significa que um dispositivo ao longo da rota não retornou essa mensagem de "tempo excedido" dentro de um determinado período de tempo. Isso pode acontecer por várias razões:

  1. O dispositivo pode estar configurado para não responder a esses pedidos. Isso é comum em dispositivos de rede de empresas e provedores de internet por razões de segurança.

  2. Pode haver um problema de rede ou congestionamento que está atrasando a resposta.

  3. O dispositivo pode estar sobrecarregado e não conseguiu processar o pedido a tempo.

No seu caso, parece que o tracert conseguiu encontrar a rota até o destino final apesar desses "saltos" que não responderam. Isso é normal e não necessariamente indica um problema.

Quanto à maior latência e ao maior número de saltos para www.utwente.nl em comparação com www.alura.com.br, isso provavelmente se deve ao fato de que www.utwente.nl está fisicamente localizado mais longe de você do que www.alura.com.br. Cada "salto" representa um dispositivo de rede (como um roteador) que o pacote de dados precisa passar no caminho para o destino. Quanto mais longe o destino, mais saltos são geralmente necessários. Além disso, a latência (o tempo que leva para um pacote de dados ir do remetente ao destinatário e voltar) geralmente aumenta com a distância.

Bons estudos!

Boa tarde a todos!

Não sei se entendi bem, mas a atividade "Hora da Prática" precisa ser respondida com meus resultados obtidos na consulta efetuada conforme solicitado na atividade proposta, porém não encontrei campo de inserção da atividade e concluí que poderia ser feito utilizando o fórum.

Vamos lá, obtive os seguintes resultados de comparação:

O resultado em tempo de latência foi consideravelmente menor ao "pingar" o site da* alura.com.br em comparação ao site www.utwente.nl com 0% de perda em ambas as pesquisas. Ao utilizar o comando "tracert" observei que os dispositivos rastreados para o site da alura.com.br foram 9 em comparação com o site www.utwente.nl que foram 13, sendo também o tempo de latência consideravelmente maior no segundo caso.