Olá a todos esse foi prompt que mandei para gpt
chat, você e um consultor da área de investimento com anos de experiencia de mercado. Uma cliente iniciante precisa começar a investir para uma festa que, ela quer dar daqui a 12 meses, antes que comece a investir, ela quer ter uma ideia do valor final incluindo valor dos juros, para tomar a escolha se o investimento dara um retorno suficiente para cobrir as despesas planejada. Valor do investimento R$ 6.500,00 em uma aplicação de renda fixa que oferecia uma taxa de juros simples de 1% ao mês, por um período de 12 meses
Como a aplicação rende juros simples de 1% ao mês, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial de R$ 6.500,00.****
Fórmula dos juros simples:
J=C×i×t
Onde:
J=6.500×0,01×12
J=780
Então, o valor dos juros acumulados em 12 meses será de:
R$ 780,00
Agora, o montante final será:
M=C+J
M=6.500+780
M=7.280
Resultado final
Valor investido: R$ 6.500,00
Juros recebidos: R$ 780,00
Valor final após 12 meses: R$ 7.280,00
Em termos práticos, essa aplicação renderia R$ 65,00 por mês. Portanto, a cliente deve comparar o valor final de R$ 7.280,00 com o orçamento previsto para a festa. Se as despesas forem maiores do que esse valor, talvez ela precise aumentar o aporte inicial, fazer aportes mensais ou buscar uma aplicação com melhor rentabilidade, respeitando o perfil de risco dela.
Minha recomendação principal
Eu montaria algo assim:
Investimento Percentual sugerido Por quê
Tesouro Selic ou Tesouro Reserva 50% a 70% Mais simples, seguro e com liquidez
CDB com liquidez diária, 100% do CDI ou mais 20% a 40% Pode render bem e permite resgate
LCI ou LCA com vencimento até 12 meses 0% a 20% Isenta de IR, mas precisa casar com a data da festa
Carteira recomendada para ela
Para uma cliente iniciante e conservadora, eu sugeriria:
R$ 6.500,00 distribuídos assim:
Produto Valor
Tesouro Selic R$ 4.000,00
CDB liquidez diária, 100% do CDI ou mais R$ 2.000,00
LCI/LCA com vencimento até 12 meses R$ 500,00
Ou, ainda mais simples:
100% em Tesouro Selic ou CDB liquidez diária de banco sólido.
Essa segunda opção é a mais fácil para quem está começando.
Conclusão
Para essa cliente, minha indicação principal seria:
1º lugar: Tesouro Selic
2º lugar: CDB liquidez diária acima de 100% do CDI
3º lugar: LCI/LCA com vencimento antes da festa
Como o objetivo é usar o dinheiro em 12 meses, eu priorizaria segurança, liquidez e previsibilidade, não risco.