Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Desafio: organizando o suporte ao cliente [Resposta]

Olá, estou postando por aqui como pensei e organizei as resposta do desafio proposto:

1. Como decompor o problema?
    Eu começaria dividindo o problema em partes menores, separando os atendimentos por categorias, como acesso ao sistema, pagamento e uso da plataforma. Assim fica mais fácil entender e organizar cada tipo de solicitação.
  2. É possível reconhecer padrões nos pedidos?
    Sim, eu acredito que sim. Analisando as mensagens, dá para perceber que muitas dúvidas se repetem, como problemas com login, redefinição de senha ou dificuldades no pagamento. Isso ajuda a identificar o que aparece com mais frequência.
  3. Que tipo de abstrações pode ser criadas para simplificação do fluxo?
    Eu criaria respostas padrão ou uma FAQ com base nas dúvidas mais comuns, para não precisar responder tudo do zero. Assim, o atendimento fica mais rápido e organizado.
  4. É viável criar um algoritmo para lidar com cada tipo de solicitação?
    Sim, é viável. Eu montaria um fluxo simples, onde o sistema recebe a mensagem, identifica a categoria, verifica se já existe uma resposta pronta e, se existir, responde automaticamente. Caso contrário, encaminha para um atendente.
1 resposta
solução!

Oi, Thamyres, como vai?

A resposta ao desafio demonstra uma compreensão bastante clara dos quatro pilares do pensamento computacional. A decomposição foi aplicada de forma prática ao separar os tipos de atendimento, o reconhecimento de padrões foi identificado com exemplos concretos como login e redefinição de senha, e a abstração se traduziu em algo tangível como uma FAQ. O algoritmo proposto no último ponto também reflete bem a lógica de um fluxo de triagem automatizada.

Vale destacar que o fluxo descrito no item 4, onde o sistema tenta responder automaticamente e só encaminha para um atendente quando necessário, é exatamente o modelo que ferramentas como chatbots de suporte técnico utilizam na prática. É uma solução simples de descrever, mas que resolve bem o problema apresentado.

Parabéns pela entrega e obrigado por compartilhar.

O fórum está à disposição sempre que precisar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!