
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Desafio OO Python realizado com exito
Olá Helbert, tudo bem com você?
Meus parabéns pelo seu empenho. Fico feliz que tenha compartilhado a resolução do desafio com a comunidade do fórum Alura, ele atende bem o que foi proposto.
Aproveitando essa oportunidade deixou uma dica para implementação do método formatada, através da formatação de string podemos manipular os valores do dia e mês para serem impressos em um padrão determinado. Importante: para que essa implementação seja possível, os valores fornecidos no momento da criação do objeto da classe Datas deverão ser do tipo int.
Deixo abaixo um exemplo de formatação:
def formatada(self):
print("O dia é {:02d} no mes {:02d} para o ano de {} !!".format(self.dia, self.mes, self.ano))No exemplo acima o :02d adicionado entre as chaves { } formata um inteiro (d) para um campo de largura mínima 2 (2), com preenchimento de zero à esquerda, quando a largura mínima de dois caracteres não for atendida. Então, caso passássemos a data 1/3/2023, seria preenchido com zeros a esquerda, como apresentado abaixo:
class Datas:
def __init__(self, dia, mes, ano):
self.dia = dia
self.mes = mes
self.ano = ano
def formatada(self):
print("O dia é {:02d} no mes {:02d} para o ano de {} !!".format(self.dia, self.mes, self.ano))
No python console
from datas import Datas
d = Datas(1, 3, 2023)
d.formatada()Resultado
O dia é 01 no mes 03 para o ano de 2023 !!Para conhecer um pouco mais sobre a formatação de string recomendo a leitura do seguinte artigo que irá abordar com mais detalhes sobre as possibilidades de formatação de string:
O conteúdo recomendado acima está em inglês, o uso da língua inglesa é bem comum na área de tecnologia, mas não se preocupe, caso não tenha afinidade com essa linguagem, recomendo que utilize o tradutor do navegador para uma melhor compressão.
Não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.
Fico à disposição.
Abraços e bons estudos!