Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Desafio Opcional - Datas

Como não era necessário guardar as informações separadas, fiz dessa forma:

class Data:

    def __init__(self, dia, mes, ano):
        self.data_formatada = f"{int(dia):02d}/{int(mes):02d}/{int(ano):02d}"

    def formatada(self):
        print(self.data_formatada)

Tive dificuldade encontrar a formatação do "0" na frente dos números (no caso ":02d"), porém no fórum eu consegui achar a solução :)

Está correto fazer desse jeito?

2 respostas
solução!

Olá, Jonathan. Rodei seu código aqui e está tudo certo. No exercício pode ter ficado um pouco confuso por causa do from datas import Data sendo que tudo que você precisava fazer era criar uma classe Data, que foi o que você fez.

Ao instanciar algum objeto à classe Data e pedir o objeto no console por meio do método def formatada o resultado é a data formatada:

d = Data(1, 11, 1990)
d.formatada()

O retorno do console é

01/11/1990

Então tudo certo com seu código.

Obrigado pelo retorno! Eu realmente não coloquei as informações em variáveis porque o objetivo do exercício (Pelo que eu entendi) era apenas criar a classe, os métodos e fazer um print com a formatação das datas, então fiz desse jeito para economizar as variáveis (sempre tento fazer com o menor numero de variáveis possíveis, mas acho que eu perco em legibilidade..). Muito obrigado pelo feedback

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software