Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Desafio] Minhas resoluções

Desafio 1:

package br.com.alura.screenmatch.atividades.capitulo2;

public class ContaBancaria {
    private int numeroConta;
    private double saldoConta;
    public String titular;

    public int getNumeroConta() {
        return numeroConta;
    }

    public void setNumeroConta(int numeroConta) {
        this.numeroConta = numeroConta;
    }

    public double getSaldoConta() {
        return saldoConta;
    }

    public void setSaldoConta(double saldoConta) {
        this.saldoConta = saldoConta;
    }
}

Desafio 2:

package br.com.alura.screenmatch.atividades.capitulo2;

public class IdadePessoa {
    private String nome;
    private int idade;

    public String getNome() {
        return nome;
    }

    public void setNome(String nome) {
        this.nome = nome;
    }

    public int getIdade() {
        return idade;
    }

    public void setIdade(int idade) {
        this.idade = idade;
    }

    public void verificarIdade(){
        if (this.idade >= 18){
            System.out.println(this.nome + " é maior de idade!");
        } else {
            System.out.println(this.nome + " é menor de idade!");
        }
    }
}

Desafio 3:

package br.com.alura.screenmatch.atividades.capitulo2;

public class Produto {
    private String nome;
    private double preco;

    public String getNome() {
        return nome;
    }

    public void setNome(String nome) {
        this.nome = nome;
    }

    public double getPreco() {
        return preco;
    }

    public void setPreco(double preco) {
        this.preco = preco;
    }

    public void aplicarDesconto (double desconto){
        this.preco -= (this.preco * (desconto / 100));
        System.out.println("O valor do %s com desconto de %.2f%% é: %.2f%n".formatted(nome, desconto, preco));;
    }
}

Desafio 4:

package br.com.alura.screenmatch.atividades.capitulo2;

public class Aluno2 {
    private String nome;
    //private double nota;
    private double somaDasNotas;
    private int totalDeNotas = 0;

    public String getNome() {
        return nome;
    }

    public void setNome(String nome) {
        this.nome = nome;
    }

    /*public double getNota() {
        return nota;
    }*/

    public void setNota(double nota) {
        somaDasNotas += nota;
        totalDeNotas++;
    }

    public double calculaMedia (){
        return somaDasNotas / totalDeNotas;
    }
}

Desafio 5:

package br.com.alura.screenmatch.atividades.capitulo2;

public class Livro {
    private String titulo;
    private String autor;

    public String getTitulo() {
        return titulo;
    }

    public void setTitulo(String titulo) {
        this.titulo = titulo;
    }

    public String getAutor() {
        return autor;
    }

    public void setAutor(String autor) {
        this.autor = autor;
    }

    public void exibeDetalhes(){
        System.out.println("Nome do livro: " + titulo);
        System.out.println("Nome do autor: " + autor);
    }
}
1 resposta
solução!

Oi André,

Parabéns por compartilhar suas resoluções dos desafios! 👏

Gostei da sua organização e como você aplicou os conceitos de encapsulamento e métodos acessores (getters e setters).

Para saber mais: Documentação oficial do Java sobre modificadores de acesso. Este link aborda os modificadores de acesso (public, private, protected) em Java, explicando como eles controlam a visibilidade e o acesso aos membros de uma classe.

Continue praticando e explorando os conceitos da orientação a objetos! 💪