O autocontrole emocional é a capacidade de gerenciar suas emoções para que elas não interfiram negativamente no desempenho profissional, nos relacionamentos interpessoais e na tomada de decisões. Ter essa habilidade permite manter o foco, a produtividade e o profissionalismo, mesmo sob pressão.
Em minha experiência profissional sempre foi possível notar como estados emocionais diversos podem afetar o desempenho, a comunicação e comportamento em determinados momentos da jornada de trabalho de um indivíduo. Deixo abaixo alguns exemplos de situações presenciadas e como se pode lidar com elas:
1. Feedback Negativo na Frente da Equipe
- Um colaborador recebe uma crítica construtiva do gestor diante de toda a equipe. Se ele não controlar suas emoções, pode reagir de forma defensiva, ficando na defensiva ou demonstrando frustração;
2. Prazo Apertado e Carga de Trabalho Alta
- Em um projeto importante, os prazos são reduzidos inesperadamente, gerando pressão. O colaborador pode sentir ansiedade e, se não gerenciar bem suas emoções, pode se tornar improdutivo ou cometer erros por nervosismo;
3. Reunião Importante com a Diretoria
- O colaborador precisa apresentar um relatório para a diretoria, mas sente nervosismo e insegurança. Se não controlar suas emoções, pode perder a clareza na comunicação e impactar negativamente sua performance;
Formas de lidar com emoções e mante-las sobre controle:
Pratique a Autorreflexão: Pergunte-se: "Por que estou me sentindo assim?". Identificar gatilhos emocionais ajuda a entender o que está causando a reação.
Respiração Consciente: Inspire profundamente, segure o ar, expire tudo até estar vazio e repita tudo outra vez. Realizar esse exercício de calma reduz os níveis de estresse e clareia a mente.
Adote uma Perspectiva Positiva: Tente pensar nos desafios como oportunidades para aprender. Pergunte-se: "O que posso tirar de positivo desta situação?"