1
resposta

Desafio: Lerning Canvas - aplicar a um grupo de estudos

  • Pedi ajuda do ChatGPT para criar um passo a passo para aplicação do Learning Canvas, e usei o seguinte prompt:

Considerando a ferramenta Learning Canvas, preciso de algumas dicas para a sua utilização. Pretendo aplicar esta ferramenta em uma situação: Um grupo de estudos para se preparar para um concurso público. É um concurso público para vários cargos, de nível fundamental, nível médio e nível superior. São poucas vagas por cargo. Um orientador vai ajudar o grupo nos estudos. Considerando que este grupo de estudo almeja os cargos de nível médio, e as matérias que vão cair nas provas será matemática, português e informática, como definir os papéis? e como aplicar esta dinâmica remotamente. Utilize este formato de Learning Canvas para criar este passo a passo(obs. subi no prompt uma imagem do modelo da aula).
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

  • Resposta do ChatGPT:

Perfeito — você quer aplicar o Learning Canvas (formato do Learning 3.0) a um grupo de estudos remoto voltado para um concurso público de nível médio, com disciplinas de matemática, português e informática, e com um orientador apoiando o grupo.

A seguir, apresento um guia passo a passo para aplicar esta ferramenta no formato exato do canvas que você enviou (com os campos Tema, Onde, Quando, Problematizador(a), Compartilhador(a), Facilitador(a) etc.).


LEARNING CANVAS – Grupo de Estudos para Concurso Público

  • TEMA
    Preparação para o concurso público de nível médio — foco em Matemática, Português e Informática.

  • ONDE
    Ambiente virtual (Google Meet, Microsoft Teams, Zoom ou WhatsApp/Discord para comunicação contínua).

  • QUANDO
    Reuniões semanais (ex: toda terça e quinta, das 19h às 21h).


Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade


PREENCHIMENTO DO CANVAS

Passado

Problemas / Sintomas (Problematizador(a))

  • Dificuldade em manter a disciplina de estudos sozinhos.
  • Falta de clareza sobre os tópicos mais cobrados no edital.
  • Dificuldade em interpretar questões de prova.
  • Desconhecimento de estratégias para resolver questões rapidamente.

Experiências (Compartilhador(a))
* Alguns integrantes já estudaram para outros concursos.
* Experiência com provas anteriores e simulados.
* Dicas de materiais úteis (YouTube, apostilas, sites de questões).
* Técnicas que funcionaram (resumos, flashcards, mapas mentais).

Futuro

Ideias (Todos, com moderação do Facilitador(a))

  • Criar um cronograma colaborativo de estudos por disciplina.
  • Realizar simulados quinzenais.
  • Formar duplas de apoio para revisar conteúdos.
  • Convidar especialistas (professores convidados) para aulas pontuais.
  • Usar ferramentas digitais (Google Forms para simulados, Notion/Trello para planejamento, Quizizz ou Kahoot para revisão).

Resultados Esperados (Facilitador(a))

  • Melhorar desempenho em simulados.
  • Maior regularidade e engajamento nas sessões de estudo.
  • Identificar os temas mais críticos de cada matéria.
  • Aumentar a confiança e reduzir a ansiedade antes da prova.

Tentativa (Grupo inteiro)

  • Colocar em prática o cronograma por uma semana.
  • Aplicar um simulado online e comparar resultados antes/depois.
  • Reunir feedbacks sobre o formato de estudo (o que funcionou e o que não funcionou).
  • Ajustar o plano para o próximo ciclo.

COMO APLICAR A DINÂMICA REMOTAMENTE (passo a passo)

  1. Crie o ambiente digital:

    • Utilize uma ferramenta de videoconferência (Google Meet, Zoom).
    • Crie um documento colaborativo no Google Docs ou Miro para o Learning Canvas.
  2. Inicie a reunião:

    • O Facilitador(a) apresenta o objetivo da sessão e explica brevemente o Learning Canvas.
    • Definam juntos o tema, onde e quando.
  3. Preenchimento coletivo:

    • O Problematizador(a) começa descrevendo os problemas/sintomas.
    • O Compartilhador(a) traz experiências e aprendizados anteriores.
    • Todos contribuem com ideias, enquanto o Facilitador(a) organiza e registra.
  4. Consolidação:

    • Discutam e definam os resultados esperados e a tentativa a ser executada.
    • Tirem um print ou salvem o canvas para acompanhamento na próxima reunião.
  5. Follow-up:

    • Na próxima sessão, o grupo revisa os resultados da tentativa e atualiza o canvas (ciclo de aprendizado contínuo).

--
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

  • Conclusão:
    Com a ajuda do ChatGPT a ideia da ferramenta fica mais clara na hora de aplicar o Learning Canvas ao grupo de estudos.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Ricardo! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

É isso aí! Gostei da forma como você estruturou o uso do Learning Canvas com o apoio do ChatGPT, deixando clara a aplicação em um grupo de estudos remoto. Essa abordagem mostra um ótimo entendimento sobre colaboração e aprendizagem ativa, dois pilares fundamentais do método Learning 3.0.

Continue explorando ferramentas que estimulem a participação e o engajamento do grupo.
Uma dica: experimente usar o Miro ou o Jamboard durante as reuniões, eles permitem preencher o canvas de forma colaborativa e visual, o que torna a experiência mais dinâmica.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!