- Pedi ajuda do ChatGPT para criar um passo a passo para aplicação do Learning Canvas, e usei o seguinte prompt:
Considerando a ferramenta Learning Canvas, preciso de algumas dicas para a sua utilização. Pretendo aplicar esta ferramenta em uma situação: Um grupo de estudos para se preparar para um concurso público. É um concurso público para vários cargos, de nível fundamental, nível médio e nível superior. São poucas vagas por cargo. Um orientador vai ajudar o grupo nos estudos. Considerando que este grupo de estudo almeja os cargos de nível médio, e as matérias que vão cair nas provas será matemática, português e informática, como definir os papéis? e como aplicar esta dinâmica remotamente. Utilize este formato de Learning Canvas para criar este passo a passo(obs. subi no prompt uma imagem do modelo da aula).
- Resposta do ChatGPT:
Perfeito — você quer aplicar o Learning Canvas (formato do Learning 3.0) a um grupo de estudos remoto voltado para um concurso público de nível médio, com disciplinas de matemática, português e informática, e com um orientador apoiando o grupo.
A seguir, apresento um guia passo a passo para aplicar esta ferramenta no formato exato do canvas que você enviou (com os campos Tema, Onde, Quando, Problematizador(a), Compartilhador(a), Facilitador(a) etc.).
LEARNING CANVAS – Grupo de Estudos para Concurso Público
TEMA
Preparação para o concurso público de nível médio — foco em Matemática, Português e Informática.ONDE
Ambiente virtual (Google Meet, Microsoft Teams, Zoom ou WhatsApp/Discord para comunicação contínua).QUANDO
Reuniões semanais (ex: toda terça e quinta, das 19h às 21h).
PREENCHIMENTO DO CANVAS
Passado
Problemas / Sintomas (Problematizador(a))
- Dificuldade em manter a disciplina de estudos sozinhos.
- Falta de clareza sobre os tópicos mais cobrados no edital.
- Dificuldade em interpretar questões de prova.
- Desconhecimento de estratégias para resolver questões rapidamente.
Experiências (Compartilhador(a))
* Alguns integrantes já estudaram para outros concursos.
* Experiência com provas anteriores e simulados.
* Dicas de materiais úteis (YouTube, apostilas, sites de questões).
* Técnicas que funcionaram (resumos, flashcards, mapas mentais).
Futuro
Ideias (Todos, com moderação do Facilitador(a))
- Criar um cronograma colaborativo de estudos por disciplina.
- Realizar simulados quinzenais.
- Formar duplas de apoio para revisar conteúdos.
- Convidar especialistas (professores convidados) para aulas pontuais.
- Usar ferramentas digitais (Google Forms para simulados, Notion/Trello para planejamento, Quizizz ou Kahoot para revisão).
Resultados Esperados (Facilitador(a))
- Melhorar desempenho em simulados.
- Maior regularidade e engajamento nas sessões de estudo.
- Identificar os temas mais críticos de cada matéria.
- Aumentar a confiança e reduzir a ansiedade antes da prova.
Tentativa (Grupo inteiro)
- Colocar em prática o cronograma por uma semana.
- Aplicar um simulado online e comparar resultados antes/depois.
- Reunir feedbacks sobre o formato de estudo (o que funcionou e o que não funcionou).
- Ajustar o plano para o próximo ciclo.
COMO APLICAR A DINÂMICA REMOTAMENTE (passo a passo)
Crie o ambiente digital:
- Utilize uma ferramenta de videoconferência (Google Meet, Zoom).
- Crie um documento colaborativo no Google Docs ou Miro para o Learning Canvas.
Inicie a reunião:
- O Facilitador(a) apresenta o objetivo da sessão e explica brevemente o Learning Canvas.
- Definam juntos o tema, onde e quando.
Preenchimento coletivo:
- O Problematizador(a) começa descrevendo os problemas/sintomas.
- O Compartilhador(a) traz experiências e aprendizados anteriores.
- Todos contribuem com ideias, enquanto o Facilitador(a) organiza e registra.
Consolidação:
- Discutam e definam os resultados esperados e a tentativa a ser executada.
- Tirem um print ou salvem o canvas para acompanhamento na próxima reunião.
Follow-up:
- Na próxima sessão, o grupo revisa os resultados da tentativa e atualiza o canvas (ciclo de aprendizado contínuo).
--
- Conclusão:
Com a ajuda do ChatGPT a ideia da ferramenta fica mais clara na hora de aplicar o Learning Canvas ao grupo de estudos.