A jornada de usuário que é abordada nessa atividade é de melhorar o serviço de Lecionar Informática para pessoas mais velhas que querem aprender sobre o uso do computador. Então, segue abaixo a seguinte persona:
1) Persona: Elcivan Alencar, 52 anos, é gestor de centro catequético de uma paróquia, ele organiza e elabora os planos e eventos que acontecem na igreja, mas tem muita dificuldade em manusear planilhas, ele utiliza bastante anotações em agendas físicas ou pede para alguém fazer pra ele no computador, mas ele gostaria de manusear a ferramenta sozinho, por isso, a maior vontade de é aprender a manusear o computador de forma e prática.
Agora, vamos mapear as etapas de jornada do usuário e as emoções em cada:
Etapa 1 - Inscrição no curso - Emoção: Empolgação - Aqui o usuário se matricula no curso de Informática Básica e está empolgado no primeiro dia, pois suas expectativas são de aprender e ter autonomia no uso do computador.
Ponto de Contato: o ponto de contato pode ocorrer do usuário ir na recepção da instituição de ensino.
Melhoria: Informar o cliente através do contato via WhatsApp ou Banners em Rede Social sobre as turmas de Informática Básica.
Etapa 2 - Primeiro dia de aula - Emoção: Focado - No primeiro contando com o computador, o usuário está concentrado em aprender, fazendo suas próprias anotações da aula e colocando em prática o que está sendo ministrado.
Ponto de Contato: Neste ponto de contato, o usuário tem o primeiro contato com o professor e colegas de turma.
Melhoria: O professor pode realizar uma dinâmica com a turma para facilitar o entrosamento da turma e fácil deixar a aula mais dinâmica.
Etapa 3 - Colocando em prática - Emoção: Motivado - Nesta etapa, o usuário aplica os conhecimentos adquiridos em sala de aula e também se sente motivado em manusear em casa.
Ponto de Contato: O professor e o usuário estão mais a vontade e, com isso, o usuário sente que pode ser mais participativo nas aulas.
Melhoria: O professor pode propor atividades colaborativas entre os colegas de turmas, como por exemplo, aplicar uma atividade em dupla ou propor um desafio em grupos.
Etapa 4 - Fim do Curso - Emoção: Satisfação - Nesta etapa, o usuário está satisfeito em ter concluído o curso de Informática Básica.
Ponto de Contato: O usuário está satisfeito em terminar o que curso, pois sabe que pode colocar em prática o que aprendeu com o professor e os colegas de turma.
Melhoria: Nesta etapa, o usuário realiza um projeto final colocando em prática o que foi ensinado e também a organizar um portfólio com todas as atividades e projetos praticados durante o curso.
Acredito que organizando cada etapa, posso aplicar os conceitos do Design Thinking e, dessa forma, tornar a experiência do usuário mais satisfatória possivel, pois assim, ele poderá dar continuidade à outros cursos.