1
resposta

Desafio: janela de Johari

1º Quadrante — EU ABERTO
Sou uma pessoa engraçada e divertida, e já sabia disso sobre mim mesma.

2º Quadrante — EU CEGO
As pessoas me enxergam como sensível — algo que eu não percebia, mas faz sentido, já que me emociono com filmes e personagens.

3º Quadrante — EU OCULTO
Gosto muito de dançar, mas ninguém ao meu redor sabe disso sobre mim.

4º Quadrante — EU DESCONHECIDO
Já tenho consciência da minha liderança — percebo que assumo o comando quando os outros não agem. Por isso, essa característica pode migrar para o EU ABERTO, já que já me reconheço nisso.

1 resposta

Oi, Gabrielle! Como vai?

Agradeço por compartilhar

Gostei de como você relacionou cada quadrante da Janela de Johari com características bem pessoais, como o senso de humor, a sensibilidade e o gosto pela dança. Sua observação sobre a liderança também faz sentido, já que quando você reconhece essa característica em si, ela pode deixar de estar no Eu Desconhecido e passar para o Eu Aberto.

Continue usando essa ferramenta para se conhecer melhor e também para entender como as outras pessoas percebem você.

Dica: para aprofundar a reflexão, peça feedback a alguém de confiança sobre uma característica sua e compare com a sua própria percepção, anotando em qual quadrante ela se encaixa.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!