2
respostas

Desafio: janela de Johari.

Na aplicação da Janela de Johari, identifiquei no “Eu Aberto” características que reconheço em mim mesma e que também são percebidas pelas outras pessoas, como responsabilidade, organização, dedicação e uma personalidade mais introvertida. Apesar de não falar muito em alguns momentos, procuro me comunicar de forma clara quando necessário.

No “Eu Cego”, percebi aspectos que muitas vezes não noto em mim, como certa insegurança, timidez em situações novas e preocupação excessiva com a opinião dos outros. Também percebi que às vezes me comparo demais com outras pessoas, o que pode afetar minha confiança.

No “Eu Oculto”, identifiquei sentimentos e emoções que costumo esconder, principalmente cansaço, ansiedade e inseguranças. Muitas vezes tento aparentar estar bem para evitar preocupações ou julgamentos.

Já no “Eu Desconhecido”, percebi que ainda existem limites emocionais e capacidades pessoais que não conheço totalmente. Acredito que novas experiências podem me ajudar a descobrir mais sobre minha personalidade, minha forma de comunicação e meu potencial.

Essa atividade foi importante para aumentar meu autoconhecimento e refletir sobre a importância de desenvolver mais confiança e transparência nos relacionamentos interpessoais.

2 respostas

Olá, Nicole. Como vai?

É realmente um privilégio acompanhar as suas postagens. Você fecha a sua participação no fórum com chave de ouro, trazendo uma autoanálise de uma profundidade e coragem admiráveis sobre a Janela de Johari.

Mapear a nós mesmos através dessa ferramenta psicológica (criada por Joseph Luft e Harrington Ingham) exige uma honestidade intelectual que poucos profissionais têm. No campo da Comunicação e do desenvolvimento de soft skills, a Janela de Johari é um dos mapas mais eficientes para entendermos como o nosso fluxo de mensagens afeta os nossos relacionamentos e a nossa percepção profissional.

O seu mapeamento ficou perfeito e muito bem equilibrado entre os quadrantes:

• O Eu Aberto (A Arena): Ser reconhecida pela responsabilidade, organização e dedicação, combinadas com uma introversão que preza pela clareza, é o perfil clássico de profissionais altamente confiáveis e assertivos. Você não precisa falar muito para se comunicar bem; a precisão do que você diz compensa qualquer silêncio.
  • O Eu Cego (A Fachada Externa): Descobrir que os outros percebem a sua timidez ou a preocupação com a opinião alheia é o ponto de virada da ferramenta. O "Eu Cego" não é um defeito, é apenas o feedback do ambiente nos mostrando onde a nossa comunicação não verbal ou nossas hesitações estão entregando nossas vulnerabilidades sem que a gente perceba.
  • O Eu Oculto (O Segredo): Guardar o cansaço e a ansiedade para evitar julgamentos é um comportamento muito comum, especialmente para quem tem o perfil responsável e organizado como o seu (a tendência de querer "carregar o piano" e manter as aparências).

O Objetivo Estratégico da Janela de Johari

Se olharmos para a dinâmica da ferramenta no dia a dia corporativo, o grande objetivo de um profissional de alta performance é fazer um movimento de expansão do Eu Aberto. E como fazemos isso na prática? Através de duas forças que você mesma citou na sua conclusão:

1. Pedir Feedback (Diminui o Eu Cego): Quando você escuta o que os outros veem em você, você traz luz para o que estava no escuro. Aquela insegurança que você achava que ninguém notava, uma vez mapeada, pode ser trabalhada de forma consciente.
  2. Autoexposição / Transparência (Diminui o Eu Oculto): Compartilhar de forma saudável com o time ou com a liderança quando você está sobrecarregada, cansada ou ansiosa não destrói a sua imagem de profissional responsável; pelo contrário, constrói Segurança Psicológica e humaniza as suas relações, gerando redes de apoio em vez de cobrança excessiva.

Quanto ao seu Eu Desconhecido, você trouxe a resposta perfeita: ele só é desbravado quando nos colocamos em situações inéditas. Cada novo projeto, apresentação complexa ou desafio desconfortável vai puxar de dentro de você um potencial de comunicação e uma resiliência que você sequer imaginava que existiam.

Nicole, parabéns pela jornada fantástica de aprendizado, pela belíssima escrita e pelo nível extraordinário de todas as suas contribuições neste fórum. Você tem uma capacidade de autorreflexão que vai te levar muito longe na carreira!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Olá! Muito obrigada pela resposta!

Fico muito feliz em saber que minhas reflexões contribuíram de forma positiva para o fórum. Achei extremamente interessante a explicação sobre a Janela de Johari e sobre como o autoconhecimento e o feedback podem ajudar no nosso crescimento pessoal e profissional.

A parte sobre expandir o “Eu Aberto” através da transparência e da escuta me fez refletir bastante, principalmente sobre a importância de construir relações mais humanas e equilibradas no ambiente profissional.

Também gostei muito da ideia de que novos desafios ajudam a revelar capacidades que ainda não conhecemos em nós mesmos. Com certeza vou levar esse aprendizado para minha trajetória.

Obrigada novamente pelo reconhecimento, pelas contribuições tão enriquecedoras e por acompanhar minhas postagens com tanto cuidado ao longo dessa jornada!