1
resposta

Desafio: Implementar o Scrum

Na minha experiência anterior em uma fábrica, onde atuei no setor de automação, desenvolvendo aplicações e dashboards para otimizar a organização e produtividade, percebi que a implementação da metodologia Scrum seria altamente benéfica para a unidade em que trabalhava. Enfrentávamos desafios relacionados à demora no início de algumas tarefas devido aos rigorosos procedimentos de segurança, muitas vezes resultando em atrasos subsequentes de outras atividades. Embora a empresa mantivesse padrões elevados em termos de segurança e procedimentos, identifiquei oportunidades para melhorar a agilidade, especialmente na comunicação entre os times.

Propusemos a implementação de algumas metodologias e softwares técnicos em nosso setor, visando maior agilidade. Infelizmente, essas iniciativas eram frequentemente bloqueadas pela gerência, pois divergiam do padrão estabelecido. Acredito que, ao alinhar os processos com abordagens mais ágeis, como o Scrum, poderíamos superar algumas burocracias e facilitar a comunicação entre os times, acelerando assim a produção sem comprometer os altos padrões de segurança estabelecidos pela empresa.

1 resposta

Oi, Marcos! Como vai?

Entendo a situação. É desafiador estar em um ambiente que não está aberto a inovações na forma de organizar o trabalho, mesmo que o modelo atual não cumpra com as expectativas. Espero que, de alguma forma, suas ideias tenham tido impactos positivos no ambiente de trabalho.

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software