1
resposta

Desafio: identificando problemas na rotina de gestão

Atividade: Mapeamento da Rotina de Liderança Técnica

O mapeamento da rotina é essencial para entender como as atividades do dia a dia estão alinhadas com os objetivos estratégicos e identificar oportunidades de melhoria.

Compreensão das responsabilidades como liderança técnica

Tenho uma boa compreensão do meu papel, que envolve tomada de decisões técnicas, apoio ao time, garantia de qualidade e alinhamento com objetivos do negócio.
Percebo que minhas atividades estão parcialmente alinhadas com a estratégia da organização, mas ainda há espaço para melhorar o foco em ações mais estratégicas e menos operacionais.

Atividades diárias, semanais e mensais

Diárias:

Desenvolvimento de código
Suporte ao time
Resolução de problemas técnicos

Semanais:

Reuniões de alinhamento
Revisão de código (code review)
Planejamento de tarefas

Mensais:

Revisão de processos
Avaliação de melhorias técnicas

Análise:
Grande parte do tempo está concentrada em atividades operacionais, o que pode limitar a atuação estratégica esperada de uma liderança técnica.

Mapeamento das comunicações
Comunicação com o time de desenvolvimento (diária)
Alinhamento com outras áreas (produto/negócio)
Participação em reuniões técnicas

Avaliação:
A comunicação é frequente e contribui para o fluxo do trabalho, mas pode ser mais estruturada para evitar retrabalho e ruídos.

Nível de envolvimento em projetos

Atuo desde a definição técnica até a implementação, participando ativamente das decisões e apoiando o time na execução.

Impacto:
Meu envolvimento ajuda a manter a qualidade técnica, mas em alguns momentos pode gerar centralização excessiva.

Avaliação do tempo empregado

Distribuição aproximada:

50% atividades técnicas (código e suporte)
30% comunicação e reuniões
20% planejamento e estratégia

Análise:
Existe uma oportunidade de reduzir atividades operacionais e aumentar o foco em liderança estratégica, como mentoria, melhoria de processos e visão de longo prazo.

Conclusão

O mapeamento mostrou que, embora exista alinhamento com as responsabilidades de liderança técnica, ainda há necessidade de:

Melhor distribuição do tempo
Maior foco estratégico
Delegação de tarefas operacionais

Esses ajustes podem aumentar a eficiência do time e fortalecer a atuação como liderança técnica.

1 resposta

Oi, Pedro! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua análise, importante quando você destaca a concentração em atividades operacionais e o impacto disso na atuação estratégica. Sua visão sobre centralização e necessidade de delegação mostra maturidade na leitura do papel de liderança técnica.

Continue evoluindo nesse olhar mais estratégico, isso vai fortalecer ainda mais sua atuação como Tech Lead e o desenvolvimento do seu time.

Dica: experimente aplicar a delegação de forma intencional no dia a dia. Escolha algumas tarefas operacionais e defina claramente quem, o que e até quando deve ser feito, acompanhando mais como mentor do que executor.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!