Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Desafio: identificando papéis Scrum

Nesse contexto, como se trata de um projeto acadêmico pessoal, eu exerceria mais de um papel dentro do Scrum. Eu atuaria como Product Owner, pois seria a pessoa responsável por definir os objetivos do projeto, estabelecer as prioridades e decidir quais atividades precisam ser realizadas primeiro. Também exerceria o papel de Desenvolvedor, já que seria eu quem realizaria as tarefas, como pesquisas, escrita dos capítulos e revisões.
O papel de Scrum Master poderia ser desempenhado por um orientador, professor ou até mesmo por mim, na medida em que eu acompanhasse o andamento do projeto, identificasse dificuldades e buscasse formas de manter a organização e o cumprimento dos prazos. Caso houvesse um orientador envolvido, ele poderia contribuir orientando o processo e ajudando a remover obstáculos que surgissem durante o desenvolvimento do trabalho.
Assim, em um projeto individual, é comum que uma mesma pessoa acumule mais de um papel do Scrum, adaptando o framework à realidade do projeto, enquanto em projetos de equipe cada papel costuma ser exercido por pessoas diferentes.

1 resposta

Olá, Igor! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Vi que você trouxe uma reflexão muito prática sobre como os papéis do Scrum podem ser adaptados em um projeto acadêmico individual. Destacar que você atuaria como Product Owner e Desenvolvedor, além de considerar o papel de Scrum Master para si mesmo ou para um orientador, mostra compreensão clara da flexibilidade do framework e da importância de ajustar os papéis conforme o contexto. Essa análise evidencia organização, autonomia e consciência de como aplicar métodos ágeis fora do ambiente corporativo.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Definição clara de objetivos: como Product Owner, manter o backlog alinhado ao propósito final do projeto.
  • Disciplina na execução: como Desenvolvedor, focar em concluir tarefas dentro dos Sprints definidos.
  • Acompanhamento constante: como Scrum Master, monitorar prazos e remover obstáculos para manter o fluxo.

Ah uma pergunta: Para você, qual papel seria mais desafiador de acumular em um projeto acadêmico, o de Product Owner (definir prioridades) ou o de Scrum Master (manter organização e remover impedimentos)?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!