Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

0
respostas

Desafio: identificando papéis Scrum

Nesse contexto, como se trata de um projeto acadêmico pessoal, eu exerceria mais de um papel dentro do Scrum. Eu atuaria como Product Owner, pois seria a pessoa responsável por definir os objetivos do projeto, estabelecer as prioridades e decidir quais atividades precisam ser realizadas primeiro. Também exerceria o papel de Desenvolvedor, já que seria eu quem realizaria as tarefas, como pesquisas, escrita dos capítulos e revisões.
O papel de Scrum Master poderia ser desempenhado por um orientador, professor ou até mesmo por mim, na medida em que eu acompanhasse o andamento do projeto, identificasse dificuldades e buscasse formas de manter a organização e o cumprimento dos prazos. Caso houvesse um orientador envolvido, ele poderia contribuir orientando o processo e ajudando a remover obstáculos que surgissem durante o desenvolvimento do trabalho.
Assim, em um projeto individual, é comum que uma mesma pessoa acumule mais de um papel do Scrum, adaptando o framework à realidade do projeto, enquanto em projetos de equipe cada papel costuma ser exercido por pessoas diferentes.