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Desafio: Identificando papéis Scrum

Seguindo com o desafio anterior "aplicando Scrum no seu contexto" elenco agora os papéis de cada indivíduo durante o projeto, com intuito de se chegar à melhor solução de forma eficaz:

  • O gestor de e-commerce seria o Product Owner pois apontaria os objetivos do time e elabora um product backlog;
  • Os times de compras e logística são o Scrum Team e realizam sprints juntamente ao PO para verificar se cada etapa está sendo cumprida, no que tange comunicação entre os setores, previsão de produtos e acompanhamento de envios e outras questões ligadas à logística;
  • Também há o TI com o qual realiza trabalhos de integração via API com as plataformas e nosso EPI, portanto é o Devlopment team;
  • O diretor da empresa que gerencia os demais times será o Scrum Master, pois manterá que as práticas e valores estarão sendo praticados por todos os times.

Com os papéis bem descritos de cada stakeholder do projeto, será mais simples desenvolver uma solução prática para o problema descrito. Por mais que não se chegue à solução ótima, ao menos se constará harmonia entre os times e determinados desafios poderão ser resolvidos de formas mais assertivas.

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solução!

Olá, Luiz! Como vai?

Parabéns pela atividade!! No entanto, gostaria de fazer algumas sugestões para esclarecer ainda mais os papéis e responsabilidades no Scrum.

  1. Product Owner (PO): Você mencionou que o gestor de e-commerce seria o PO, o que faz sentido, pois ele pode definir os objetivos do time e elaborar o product backlog. No entanto, é importante lembrar que o PO é responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho da equipe de desenvolvimento. Portanto, o PO precisa estar em contato constante com os stakeholders para entender suas necessidades e prioridades.

  2. Scrum Team: Você mencionou que os times de compras e logística seriam o Scrum Team. No Scrum, a equipe é formada por profissionais que trabalham juntos para entregar um incremento "pronto" do produto no final de cada sprint. Portanto, eles devem ter todas as habilidades necessárias para realizar o trabalho. Sendo assim, talvez seja necessário incluir outros membros na equipe, como representantes de vendas ou atendimento ao cliente, para garantir que todas as competências necessárias estejam presentes.

  3. Development Team: Você mencionou que o TI seria o Development Team, o que é uma boa escolha, pois eles são responsáveis por transformar o backlog do produto em incrementos de funcionalidade potencialmente entregáveis no final de cada Sprint.

  4. Scrum Master: Você mencionou que o diretor da empresa seria o Scrum Master. No entanto, é importante lembrar que o Scrum Master não é um gerente tradicional. Seu papel é servir a equipe, removendo obstáculos que impedem a equipe de realizar seu trabalho, e garantir que todos sigam as práticas e princípios do Scrum. Portanto, talvez seja necessário reconsiderar se o diretor da empresa seria a melhor escolha para esta função, dependendo de suas responsabilidades e compromissos atuais.

Espero que essas sugestões ajudem você a refinar ainda mais a identificação dos papéis Scrum no seu contexto. Lembre-se, o mais importante é que cada papel seja claramente definido e compreendido por todos os membros da equipe.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Boa tarde, Daniela! Agradeço de verdade por ter examinado minha dissertação a respeito dos papéis de cada indivíduo para resolução de determinado problema em minha empresa.

Entendo e concordo com seus pontos, porém no segundo e quarto tópicos após ler suas colocações, me fez reconsiderar e pensar no seguinte:

  • Quanto ao Scrum Team: O problema central de minha dissertação é a falta de comunicação entre as três áreas mencionadas anteriormente, causando ruídos e demora na entrega de um projeto consistente. A solução para isto foi adotar a figura do PO para centralizar toda a comunicação entre os times.
  • Quanto ao quarto tópico do Scrum Master, concordo 100% Daniela ! Penso então que nesse caso, a melhor escolha seja a contratação de um especialista licenciado para liderar e implementar as etapas do Scrum aos demais times.

Agradeço mais uma vez pela sua análise e pensando melhor, sua sugestão no segundo tópico pode sim ser utilizada, após o primeiro ser solucionado, pois infelizmente o ruído é tanto que não há espaço para implementação de campanhas ou estratégias personalizadas em conjunto com os times de vendas, marketing e demais áreas...

Oi, Luiz. Como vai?

Eu que agradeço a sua devolutiva, consegui entender mais a sua resposta.

Muito bom você ter mencionado esta parte de falta de comunicação entre as áreas, pois acredito que com esse problema o Scrum Master também possa atuar juntamente com o PO, sem que a comunicação tenha que ficar completamenta centralizada nesta figura. E digo isto pois na minha equipe já passamos por uma situação análoga a esta, na qual diversos times com prioridades e responsabilidades diferentes, porém que precisavam atuar conosco em certos momentos e ocorria muitas idas e vindas na comunicação, falta de clareza e o nosso Scrum Master passou a ser uma das pessoas responsáveis para encontrar uma solução adequada, juntamente com outras lideranças!

Abraços e bons estudos. Qualquer coisa, estamos à disposição.

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