Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Desafio: hora da prática - Questão 9

Olá, pessoal! Estou realizando o exercício 9 do desafio: hora da prática.

Desenvolvi e desenvolvi o código abaixo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade ***

Porém ao rodar, apresenta o erro:

TypeError Traceback (most recent call last) in <cell line: 0>() 20 nota += 1 21 ---> 22 print(f'Respostas: {respostas}') 23 print(f'Gabarito: {gabarito}') 24 print(f'A sua nota foi {nota}')

TypeError: 'list' object is not callable

Fui até a resolução do exercício para tentar identificar onde estava errando e também deu o mesmo erro ao rodar o código. Erro apresentado:

TypeError Traceback (most recent call last) in <cell line: 0>() 15 16 # Exibindo nota final ---> 17 print(f'Nota final: {nota}')

TypeError: 'list' object is not callable

Podem me ajudar a entender o que tem de errado?*

1 resposta
solução!

Oi André,

Esse erro acontece quando acidentalmente você tenta usar uma lista como se fosse uma função. Aparentemente, não encontrei isso no seu código. Você está usando o notebook ? Pode ser que alguma variável anterior tenha ficado na memória e esteja dando conflito. Tenta desligar e ligar o notebook no colab novamente, ou rodar esse código em outro lugar, como no vscode.

Aproveitando vou te dar uma dica, no seu primeiro for, não tem necessidade de fazer if else e dentro while. Você pode simplesmente colocar assim:

for i in range(len(gabarito)):
    resposta = input("Digite a sua resposta: ").upper()
    while resposta not in opcoes_validas:
        resposta = input("Digite uma letra entre A, B, C e D: ").upper()
    respostas.append(resposta)

Isso porque, enquanto a resposta não for válida, ele pede novamente a entrada, até que seja válida, momento em que adiciona na lista.

Eu copiei o código proposto na resolução da atividade e rodei no meu vscode e fucionou, então acredito que seja algum conflito no seu ambiente do colab.

Espero ter ajudado!