Mina solução ficou um pouco diferente da solução do instrutor por eu ter entendido um pouco errado o que foi pedido. Apesar disso gostaria que meu código fosse avaliado para que eu pudesse ter um feedback sobre a formatação do mesmo. Segue o código.
Questão 9 Você recebeu o desafio de criar um código que calcula os gastos de uma viagem para um das quatro cidades partindo de Recife: Salvador, Fortaleza, Natal e Aracaju.
O custo da diária do hotel é de 150 reais em todas elas e o consumo de gasolina na viagem de carro é de 14 km/l, sendo que o valor da gasolina é de 5 reais o litro. O gastos com passeios e alimentação a se fazer em cada uma delas por dia seria de [200, 400, 250, 300], respectivamente.
Sabendo que as distâncias entre Recife e cada uma das cidades é de aproximadamente [850, 800, 300, 550] km, crie três funções nas quais a 1ª calcule os gastos com hotel (gasto_hotel), a 2ª calcule os gastos com a gasolina (gasto_gasolina) e a 3ª os gastos com passeio e alimentação (gasto_passeio).
Para testar, simule uma viagem de 3 dias para Salvador partindo de Recife. Considere a viagem de ida e volta de carro.
Minha solução:
cidades = ['Salvador', 'Fortaleza', 'Natal', 'Aracaju']
distancia = [850, 800, 300, 550]
gastos_dia = [200, 400, 250, 300]
dias = int(input('Digite a quantidade de dias da viagem: '))
def gasto_hotel(dias: int) -> float:
gasto_hotel = 150 * dias
return gasto_hotel
gasto_hotel = gasto_hotel(dias)
def gasto_gasolina(lista:list) -> list:
gasto_gasolina = []
for i in range(len(lista)):
gasto_gasolina.append(((lista[i] / 14) * 5) * 2)
return gasto_gasolina
gasto_gasolina = gasto_gasolina(distancia)
def gasto_passeio(lista: list) -> list:
gasto_passeio = []
for i in range(len(lista)):
gasto_passeio.append(lista[i]*dias)
return gasto_passeio
gasto_passeio = gasto_passeio(gastos_dia)
for i in range(len(cidades)):
print(f"Com base nos gastos definidos, uma viagem de {dias} dias para {cidades[i]} saindo de Recife custaria {round(gasto_hotel + gasto_gasolina[i] + gasto_passeio[i], 2)} reais")