2
respostas

Desafio: hora da prática - js-curso-2

Olá estou fazendo os desafios da formação 'A partir do zero: iniciante em programação' e todos os desafios não está deixando claro o que se deve fazer, exemplo:

1. Criar uma função que recebe três números como parâmetros e retorna a média deles.
function calcularMedia(a, b, c) {
  return (a + b + c) / 3;
}

let media = calcularMedia(4, 7, 10);
console.log(media);

Por que tem esse let e console sendo que não é pedido? Eu estou perdido porque agora não sei se era para eu pedir em prompt os números também. Eu fiz assim:

function tresNumeros(n1, n2, n3) {
    return (n1 + n2 + n3) / 3;
}

No 2. Criar uma função que recebe um nome como parâmetro e exibe "Olá, [nome]!" no console.

A resolução está:

function exibirOlaNome(nome) {
  console.log(`Olá, ${nome}!`);
}

exibirOlaNome("Alice");

Mas eu fiz assim:

function saudacaoNome(nome) {
}
saudacaoNome(nome);

Eu fiz errado? Por que não sentido algum esse Alice ao inves de chamar essa variável nome que já foi usada, no que estou errando?

2 respostas

Olá Jhones, tudo bem?

Vou tentar ajudar a esclarecer as coisas. Vamos lá!

1. Função para calcular a média de três números:

A sua implementação está correta! Você criou a função tresNumeros que recebe três parâmetros e retorna a média deles. A parte que talvez tenha te confundido é o uso do let e console.log na solução apresentada. Eles não são obrigatórios para a criação da função em si, mas são usados para testar a função.

Veja o exemplo:

function calcularMedia(a, b, c) {
      return (a + b + c) / 3;
    }

let media = calcularMedia(4, 7, 10); // Aqui estamos chamando a função e armazenando o resultado na variável 'media'
    console.log(media); // E aqui estamos exibindo o resultado no console

O let é usado para declarar uma variável que armazena o resultado da função, e o console.log é apenas para mostrar esse resultado no console.

2. Função para exibir "Olá, [nome]!":

Sua implementação está quase correta. A diferença é que você precisa passar um valor para a função quando a chama. No exemplo da solução, eles usaram "Alice" como exemplo de valor para o parâmetro nome.

Veja a diferença:

function saudacaoNome(nome) {
    }
    saudacaoNome("Alice"); // Aqui estamos passando "Alice" como argumento para a função

No seu exemplo, você escreveu saudacaoNome(nome);, mas não havia uma variável nome definida antes. Você precisa passar um valor real, como uma string, ao chamar a função.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Eu usei o Copilot e o ChatGPT e mesmo com você explicando ainda não entendi, porque essa variável nome já foi dada antes como parâmetro, eu tenho que colocar saudacaoNome('nome');?