1
resposta

Desafio: hora da prática: Funções. Verificar se está correto ou se tem como melhorar

//Criar uma função que exibe "Olá, mundo!" no console. function textoConsole () { console.log('Olá, Mundo'); } textoConsole(); //Criar uma função que recebe um nome como parâmetro e exibe "Olá, [nome]!" no console. let nome; nome = prompt('Digite seu nome'); function textoNomeNoConsole (){ console.log(Olá ${nome}); } textoNomeNoConsole (); //Criar uma função que recebe um número como parâmetro e retorna o dobro desse número. let numero = parseInt(prompt('informe um numero, que eu lhe falo o dobro')); let dobro = numero * 2; function numeroConsole() { console.log(dobro); alert(O drobro de ${numero} é ${dobro}) } numeroConsole(); //Criar uma função que recebe três números como parâmetros e retorna a média deles. let numeroMediaUm = parseInt(prompt('Informe 3 numeros e eu faço a média deles')); let numeroMediaDois = parseInt(prompt('Mais um')); let numeroMediaTres = parseInt(prompt('Ultimo')); let media = (numeroMediaUm + numeroMediaDois + numeroMediaTres) / 3; function mediaConsole(){ console.log(media); alert(A média entre ${numeroMediaUm}, ${numeroMediaDois} e ${numeroMediaTres} é de ${media}) } mediaConsole(); //Criar uma função que recebe dois números como parâmetros e retorna o maior deles. alert("Me fale dois numeros, irei lhe falar qual o maior");

function numeroMaior () { let maiorNumero1 = parseInt(prompt("insira o primerio valor")); let maiorNumero2 = parseInt(prompt('insira o segundo valor')); console.log(maiorNumero1,maiorNumero2); let resultadoMaior = maiorNumero1 > maiorNumero2 ? maiorNumero1 : maiorNumero2; console.log(resultadoMaior); alert(O ${resultadoMaior} é o Maior); } numeroMaior();

//Criar uma função que recebe um número como parâmetro e retorna o resultado da multiplicação desse número por ele mesmo alert ('Pra finalizar, me fale um numero e irei elevá-lo ao quadrado')

function NumeroAoQuadrado() { let numeroElevado = parseInt(prompt('Insira um número')); console.log(O numero escolhido foi ${numeroElevado}); let numeroQuadrado = numeroElevado * numeroElevado; alert(O numero ${numeroElevado} multiplicado por ele mesmo é ${numeroQuadrado}); console.log(O numero ${numeroElevado} multiplicado por ele mesmo é ${numeroQuadrado}); } NumeroAoQuadrado()

1 resposta

Olá Luiz Otavio! Seu código está funcional. Há alguns pequenos erros de sintaxe, especialmente na interpolação de strings. No JavaScript, para usar variáveis dentro de strings, você deve colocar a string entre crases ( ) e não entre aspas simples (' '). Adição de return nas funções que precisam retornar valores vai garantir maior reutilização do código. Aqui está a versão corrigida do seu código:

// Criar uma função que exibe "Olá, mundo!" no console.
function textoConsole() {
    console.log('Olá, Mundo');
}
textoConsole();

// Criar uma função que recebe um nome como parâmetro e exibe "Olá, [nome]!" no console.
let nome = prompt('Digite seu nome');
function textoNomeNoConsole() {
    console.log(`Olá, ${nome}!`);
}
textoNomeNoConsole();

// Criar uma função que recebe um número como parâmetro e retorna o dobro desse número.
let numero = parseInt(prompt('Informe um número, que eu lhe falo o dobro'));
function calculaDobro(num) {
    return num * 2;
}
let dobro = calculaDobro(numero);
console.log(`O dobro de ${numero} é ${dobro}`);
alert(`O dobro de ${numero} é ${dobro}`);

// Criar uma função que recebe três números como parâmetros e retorna a média deles.
let numeroMediaUm = parseFloat(prompt('Informe o primeiro número para média'));
let numeroMediaDois = parseFloat(prompt('Informe o segundo número'));
let numeroMediaTres = parseFloat(prompt('Informe o terceiro número'));

function calculaMedia(num1, num2, num3) {
    return (num1 + num2 + num3) / 3;
}

let media = calculaMedia(numeroMediaUm, numeroMediaDois, numeroMediaTres);
console.log(`A média entre ${numeroMediaUm}, ${numeroMediaDois} e ${numeroMediaTres} é ${media.toFixed(2)}`);
alert(`A média entre ${numeroMediaUm}, ${numeroMediaDois} e ${numeroMediaTres} é ${media.toFixed(2)}`);

// Criar uma função que recebe dois números como parâmetros e retorna o maior deles.
alert("Me fale dois números e irei dizer qual é o maior.");

function numeroMaior() {
    let maiorNumero1 = parseFloat(prompt("Insira o primeiro valor"));
    let maiorNumero2 = parseFloat(prompt("Insira o segundo valor"));

let resultadoMaior = maiorNumero1 > maiorNumero2 ? maiorNumero1 : maiorNumero2;

console.log(`O maior número entre ${maiorNumero1} e ${maiorNumero2} é ${resultadoMaior}`);
    alert(`O maior número entre ${maiorNumero1} e ${maiorNumero2} é ${resultadoMaior}`);
}
numeroMaior();

// Criar uma função que recebe um número como parâmetro e retorna o resultado da multiplicação desse número por ele mesmo.
alert('Pra finalizar, me fale um número e irei elevá-lo ao quadrado.');

function numeroAoQuadrado() {
    let numeroElevado = parseFloat(prompt('Insira um número'));
    let numeroQuadrado = numeroElevado * numeroElevado;

console.log(`O número escolhido foi ${numeroElevado}`);
    console.log(`O número ${numeroElevado} multiplicado por ele mesmo é ${numeroQuadrado}`);

alert(`O número ${numeroElevado} multiplicado por ele mesmo é ${numeroQuadrado}`);
}
numeroAoQuadrado();