Olá a todos.
Eu tive uma certa dificuldade neste desafio, pois funções nunca entraram na minha cabeça, principalmente se elas tivessem parâmetros, mas no fim, consegui resolver os desafios.
Eu estava um pouco indeciso se colocava os dados tudo no código ou se usava o prompt() para fazer o usuário entrar com os dados, achei que a primeira alternativa ficaria uma coisa simples demais e isso ficaria martelando na minha cabeça.
Espero que esteja tudo certo, pois sempre costumo esquecer de algum detalhe.
Desafio 1: Criar uma função que exibe "Olá, mundo!" no console.
function olaMundo() {
console.log("Olá, Mundo!");
}
olaMundo();
Desafio 2: Criar uma função que recebe um nome como parâmetro e exibe "Olá, [nome]!" no console.
function olaNome(nome) {
console.log(`Olá, ${nome}!`);
}
let nome = prompt("Qual é o seu nome?");
olaNome(nome);
Desafio 3: Criar uma função que recebe um número como parâmetro e retorna o dobro desse número.
function dobroDoNumero(numeroDobro) {
return numeroDobro = numeroDobro * 2;
}
let numero = prompt("Digite um número.");
console.log(`O dobro de ${numero} é ${dobroDoNumero(numero)}.`);
Desafio 4: Criar uma função que recebe três números como parâmetros e retorna a média deles.
function mediaDosNumeros(a, b, c) {
return ((a + b + c) / 3);
}
let a = parseInt(prompt("Digite um número para calcular a média entre eles"));
let b = parseInt(prompt("Digite o segundo número."));
let c = parseInt(prompt("Digite o terceiro número"));
console.log(`A média de ${a}, ${b} e ${c} é ${mediaDosNumeros(a, b, c)}.`);
Desafio 5: Criar uma função que recebe dois números como parâmetros e retorna o maior deles.
function maiorNumero(numero1, numero2) {
if (numero1 > numero2) {
return numero1;
} else {
return numero2;
}
}
let numero1 = parseInt(prompt("Agora vamos determinar qual número é maior, digite um número."));
let numero2 = parseInt(prompt("Digite mais um número."));
console.log(`O maior número entre ${numero1} e ${numero2} é ${maiorNumero(numero1, numero2)}.`);
Desafio 6: Criar uma função que recebe um número como parâmetro e retorna o resultado da multiplicação desse número por ele mesmo.
function autoMultiplicacao(numero3) {
return numero3 = numero3 * numero3;
}
let numero3 = parseInt(prompt("Digite um número para ser múltiplicado por ele mesmo."));
console.log(`${numero3} multiplicado por ele mesmo é ${autoMultiplicacao(numero3)}.`);