1
resposta

Desafio: hora da prática

Demorou mas conseguiiii \O/

Os que estavam dando erro eu jogava no CHATGPT e pedia ele para me o pq eu estava errando para que eu pudesse arrumar, só me orientando sem me dar as respostas, não sei se dá pra ver mas fiz vários testes e acertos, rs

Aula 2 - Funções
https://colab.research.google.com/drive/1ueSQZVUji3BeTPs-ycoVkAP5IReb9MAR?usp=sharing

1 resposta

Olá, Estudante. Como vai?

Parabéns pela persistência e por ter concluído o desafio! Essa é exatamente a postura de quem quer aprender de verdade: encarar os erros como parte do processo e buscar entender a lógica por trás deles.

Utilizar a IA como uma "mentora" que orienta sem entregar o código pronto é uma das melhores estratégias para consolidar o conhecimento. Ao pedir para ela explicar o erro em vez de apenas consertar, você força seu cérebro a entender os conceitos de escopo, parâmetros e retorno, que são os pilares das funções em Python.

Como você mencionou que fez muitos testes, aqui estão três pontos-chave que costumam gerar dúvidas nessa fase e que são ótimos para revisar no seu notebook:

• Escopo de Variáveis: Verifique se as variáveis criadas dentro das suas funções não estão sendo chamadas fora delas sem o uso do return. Lembre-se que o que nasce na função, morre nela, a menos que seja retornado.
  • Parâmetros Padrão: Em funções que calculam médias ou bônus, definir valores padrão (ex: def calcular(valor, taxa=0.1):) ajuda a evitar erros caso algum dado seja esquecido.
  • Tratamento de Erros: Já que você está no curso de funções e exceções, tente observar se suas funções estão preparadas para receber dados inesperados (como um texto em vez de um número) usando o bloco try-except.

Seu link do Colab é uma ótima forma de documentar sua evolução. Continue com esse entusiasmo e não tenha medo dos erros; eles são os melhores professores que um programador pode ter.

Espero que possa ter lhe ajudado!