Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Desafio - Hora da pratica

public class Main {
    public static void main(String[] args) {
      
      1 - Crie um programa que realize a média de duas notas decimais e exiba o resultado.
      Double nota1 = 9.0;
      Double nota2 = 10.0;
      Double media = (nota1 + nota2)/2;
      System.out.print(media);
      System.out.println();
      
      2 - Declare uma variável do tipo double e uma variável do tipo int. Faça o casting da variável double para int e imprima o resultado.
      double var1 = 10.0;
      int var2 = (int) (var1);
      System.out.println(var2);
      System.out.println();
      
      3 - Declare uma variável do tipo char (letra) e uma variável do tipo String (palavra). Atribua valores a essas variáveis e concatene-as em uma   mensagem.
      char var3 = 'e';
      String var4 = "u sou lindo";
      System.out.println(var3+var4);
      System.out.println();
      
      4 - Declare uma variável do tipo double precoProduto e uma variável do tipo int (quantidade). Calcule o valor total multiplicando o preço do produto pela quantidade e apresente o resultado em uma mensagem.
      double preço = 10.1;
      int qtde = 5;
      double total = qtde * preço;
      System.out.println(total);
      
      5 - Declare uma variável do tipo double valorEmDolares. Atribua um valor em dólares a essa variável. Considere que o valor de 1 dólar é equivalente a 4.94 reais. Realize a conversão do valor em dólares para reais e imprima o resultado formatado.
      double valorEmDolares = 100;
      double valorEmReais = 4.94;
      double totalConvertido = valorEmReais*valorEmDolares;
      System.out.printf("o valor é R$ %.2f", totalConvertido);
      System.out.println();
      
      6 - Declare uma variável do tipo double precoOriginal. Atribua um valor em reais a essa variável, representando o preço original de um produto. Em seguida, declare uma variável do tipo double percentualDesconto e atribua um valor percentual de desconto ao produto (por exemplo, 10 para 10%). Calcule o valor do desconto em reais, aplique-o ao preço original e imprima o novo preço com desconto.
      double precoOriginal = 4.50;
      double percentualDesconto = 10;
      double precoComDesconto = precoOriginal - (precoOriginal/percentualDesconto);
      System.out.printf("Preço com desconto é %.2f", precoComDesconto);
  }
}

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Oi, Henrique! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei das suas soluções, do jeito que você explicou cada etapa do desafio e mostrou como aplicou média, casting e concatenação. Ótimo ver que você está praticando com diferentes tipos de variáveis e testando saídas no console. Continue explorando desse jeito, vai ajudar muito no avanço do curso.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!