Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Desafio: hora da prática

// 1 - Mostre um alerta com a mensagem "Boas vindas ao nosso site!".

alert("Boas vindas ao nosso site!");

// 2 - Declare uma variável chamada nome e atribua a ela o valor "Lua".

let nome = "Lua";`

// 3 - Crie uma variável chamada idade e atribua a ela o valor 25.

let idade = 25;`

// 4 - Defina uma variável numeroDeVendas e atribua a ela o valor 50.

let numeroDeVendas = 50;`

// 5 - Defina uma variável saldoDisponivel e atribua a ela o valor 1000.

let saldoDisponivel = 1000;`

// 6 - Exiba um alerta com o texto "Erro! Preencha todos os campos"

alert("Erro! Preencha todos os campos");`

// 7 - Declare uma variável chamada mensagemDeErro e atribua a ela o valor "Erro! Preencha todos os campos" Agora exiba um alerta com o valor da variável mensagemDeErro.

let mensagemDeErro = "Erro! Preencha todos os campos";
alert(mensagemDeErro);

// 8 - Para o próximo código, use um novo prompt para perguntar o nome do usuário e armazená-lo em uma variável, pode chamá-la de nome ou adicionar o que desejar.

let nomeDoUsuario = prompt("Digite seu nome de usuário");`

// 9 - Peça ao usuário para digitar sua idade usando um prompt e armazene-a na variável idade.

• Eu adicionei o parseInt porque precisava transformar o valor que o usuário digitou no prompt de texto (string) para um número inteiro.
  • O prompt() sempre me dá o que o usuário digita como um texto. Mas, para conseguir comparar a idade (tipo, idade >= 18), eu precisava que ela fosse um número de verdade. O parseInt faz exatamente essa conversão, garantindo que a comparação funcione corretamente.
 idade = parseInt(prompt("Digite sua idade"));

// 10 - Agora, para validar a idade que capturamos no desafio 09, caso a idade seja maior ou igual que 18, exiba um alerta com a mensagem "Pode tirar a habilitação!".

if(idade >= 18){
    alert("Pode tirar a habilitação!")
}else{
     alert("Não pode tirar a habilitação!")
}
3 respostas
solução!

Oi, Alailson! Como vai?

Agradeço por compartilhar seu código com a comunidade Alura.

Seu código está bem estruturado e segue corretamente as instruções da atividade. Gostei da sua explicação sobre o uso do parseInt, mostrando que você já está entendendo a importância de converter os tipos de dados corretamente para realizar comparações.

Uma dica interessante para o futuro é testar o uso do typeof para verificar o tipo de uma variável, o que pode ajudar bastante em depurações simples:

let idade = parseInt(prompt("Digite sua idade"));
console.log(typeof idade); // mostra o tipo da variável idade

Esse código usa typeof para imprimir no console o tipo da variável idade. Isso pode te ajudar a entender melhor o comportamento das variáveis ao longo do programa.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Muito obrigado(a) pelo feedback e pelas dicas! Fico feliz em saber que o código está bem estruturado e que entendi a importância do parseInt. A sugestão do typeof é ótima e com certeza vai me ajudar nas depurações

A minha resolução da atividade ficou parecida com a do amigo Alailson, porém ao realizar os itens 9 e 10 eu não "reatribuir" o prompt a variável idade, fiz uma nova variável novaIdade. Que no fim, item 10, das contas funcionou na condição if/else. Mas vi que não é boa prática e corrigi. Agradeço aos dois.