1
resposta

DESAFIO - HORA DA PRÁTICA

1 - Crie uma classe Pessoa com um método que exibe "Olá, mundo!" no console.

public class Pessoa {

    public void dizerOla() {
        System.out.println("Olá, mundo!");
    }

    public static void main(String[] args) {
        Pessoa pessoa = new Pessoa();
        pessoa.dizerOla();    
  }
}

2 - Crie uma classe Calculadora com um método que recebe um número como parâmetro e retorna o dobro desse número.

public class Calculadora {

    public int dobrar(int numero) {
        return numero * 2;

3 - Crie uma classe Musica com atributos titulo, artista, anoLancamento, avaliacao e numAvaliacoes, e métodos para exibir a ficha técnica, avaliar a música e calcular a média de avaliações.

public class Music {
            String titulo;
            String nome;
            int anoDeLancamento;

            double avaliacao;
            int numAvaliacao;
            int duracaoEmMinutos;

            void exibeFichaTecnica() {
                System.out.println("Nome da musica: " + titulo);
                System.out.println("Nome do artista: " + nome);
                System.out.println("Ano de lançamento: " + anoDeLancamento);
            }
            void avaliar(double nota) {
                avaliacao += nota;
                numAvaliacao ++;
            }

            double calcularMedia() {
                return avaliacao / numAvaliacao;
            }
        }

4 - Crie uma classe Carro com atributos modelo, ano, cor e métodos para exibir a ficha técnica e calcular a idade do carro.

import car.Year;

public class Carro {
    String modelo;
    int ano;
    String cor;

    void exibirFichaTecnica() {
    
        System.out.println("Modelo: " + modelo);
        System.out.println("Ano: " + ano);
        System.out.println("Cor: " + cor);
    }

5- Crie uma classe Aluno com atributos nome, idade, e um método para exibir informações. Crie uma instância da classe Aluno, atribua valores aos seus atributos e utilize o método para exibir as informações.

public class Aluno {

    String nome;
    int idade;
    void exibaInformacao()

System.out.println("Nome: " + nome);
        System.out.println("Idade: " + idade);
}
1 resposta

Oi, Benjamin! Como vai?

Seu esforço em resolver todos os desafios do capítulo mostra um bom entendimento dos conceitos de orientação a objetos. Chamou atenção a estrutura da classe Musica, especialmente pelo uso de métodos que simulam avaliações — isso é uma ótima prática de encapsulamento.

Uma dica interessante para o futuro é criar um construtor nas classes para facilitar a criação dos objetos. Veja este exemplo:


public class Pessoa {
    String nome;

    public Pessoa(String nome) {
        this.nome = nome;
    }
}

Esse código cria um objeto com o nome já definido usando new Pessoa("Maria"). Isso ajuda a manter o código mais organizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!