1 Crie um programa que solicite ao usuário digitar um número. Se o número for positivo, exiba "Número positivo", caso contrário, exiba "Número negativo".
import java.util.Scanner;
public class PositivoNegativo {
public static void main(String[] args) {
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
System.out.print("Digite um número: ");
int numero = scanner.nextInt();
System.out.println(numero > 0 ? "Número positivo" : "Número negativo");
scanner.close();
}
}
2 Peça ao usuário para inserir dois números inteiros. Compare os números e imprima uma mensagem indicando se são iguais, diferentes, o primeiro é maior ou o segundo é maior.
import java.util.Scanner;
public class ComparaNumeros {
public static void main(String[] args) {
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
System.out.print("Digite o primeiro número: ");
int num1 = scanner.nextInt();
System.out.print("Digite o segundo número: ");
int num2 = scanner.nextInt();
if (num1 == num2) {
System.out.println("Números iguais");
} else {
System.out.println("Números diferentes");
System.out.println(num1 > num2 ? "Primeiro é maior" : "Segundo é maior");
}
scanner.close();
}
}
3 Crie um menu que oferece duas opções ao usuário: "1. Calcular área do quadrado" e "2. Calcular área do círculo". Solicite a escolha do usuário e realize o cálculo da área com base na opção selecionada.
import java.util.Scanner;
public class MenuArea {
public static void main(String[] args) {
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
System.out.println("Escolha uma opção:");
System.out.println("1. Calcular área do quadrado");
System.out.println("2. Calcular área do círculo");
int opcao = scanner.nextInt();
if (opcao == 1) {
System.out.print("Digite o lado do quadrado: ");
double lado = scanner.nextDouble();
System.out.println("Área: " + (lado * lado));
} else if (opcao == 2) {
System.out.print("Digite o raio do círculo: ");
double raio = scanner.nextDouble();
System.out.println("Área: " + (Math.PI * raio * raio));
} else {
System.out.println("Opção inválida!");
}
scanner.close();
}
}
4 Crie um programa que solicite ao usuário um número e exiba a tabuada desse número de 1 a 10.
import java.util.Scanner;
public class Tabuada {
public static void main(String[] args) {
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
System.out.print("Digite um número: ");
int numero = scanner.nextInt();
System.out.println("Tabuada do " + numero + ":");
for (int i = 1; i <= 10; i++) {
System.out.println(numero + " x " + i + " = " + (numero * i));
}
scanner.close();
}
}
5 Crie um programa que solicite ao usuário a entrada de um número inteiro. Verifique se o número é par ou ímpar e exiba uma mensagem correspondente.
import java.util.Scanner;
public class ParImpar {
public static void main(String[] args) {
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
System.out.print("Digite um número: ");
int numero = scanner.nextInt();
System.out.println(numero % 2 == 0 ? "Par" : "Ímpar");
scanner.close();
}
}
6 Crie um programa que solicite ao usuário um número e calcule o fatorial desse número.
import java.util.Scanner;
public class Fatorial {
public static void main(String[] args) {
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
System.out.print("Digite um número: ");
int numero = scanner.nextInt();
long fatorial = 1;
for (int i = 1; i <= numero; i++) {
fatorial *= i;
}
System.out.println(numero + "! = " + fatorial);
scanner.close();
}
}