1. Pergunte ao usuário qual é o dia da semana. Se a resposta for "Sábado" ou "Domingo", mostre "Bom fim de semana!". Caso contrário, mostre "Boa semana!".
R.:
let diaDaSemana = prompt('Qual é o dia da semana?');
//Se for Sabado
if (diaDaSemana == 'Sabado'){
alert('Bom fim de semana!');
}
// Senão se Domingo
else if (diaDaSemana =='Domingo') {
alert('Bom fim de semana!');
}
//Senão
else {
alert('Boa semana!');
}
2. Verifique se um número digitado pelo usuário é positivo ou negativo. Mostre um alerta informando.
R.:
let PositivoNegativo = prompt('Digite um número');
//Se for
if (PositivoNegativo > 0 ){
alert('O número informado é POSITIVO');
}
//Se não se
else if (PositivoNegativo == 0) {
alert('O número informado é NEUTRO')
}
//Senão
else{
alert('O número informado é NEGATIVO');
}
3. Crie um sistema de pontuação para um jogo. Se a pontuação for maior ou igual a 100, mostre "Parabéns, você venceu!". Caso contrário, mostre "Tente novamente para ganhar.".
R.:
let Vence = 100;
let Pontuacao = prompt('Digite um numero');
//Se for
if (Pontuacao >= 100 ){
alert('PARABENS!!! Você venceu!');
}
//Senão
else{
alert('GAME OVER!!! Tente novamente para ganhar: F5');
}
4. Crie uma mensagem que informa o usuário sobre o saldo da conta, usando uma template string para incluir o valor do saldo.
R.:
let Saldo = 150;
//Template string
alert(`O seu Saldo é: R$${Saldo}`);
5. Peça ao usuário para inserir seu nome usando prompt. Em seguida, mostre um alerta de boas-vindas usando esse nome.
R.:
let nome = prompt('Digite o seu nome');
//Template string
alert(`Seja bem-vindo(a) ${nome}!`);