Referente ao desafio, fiz uma gravação minha apresentando um slide para colegas de time, sobre um tema interno. Percebi que durante a minha apresentação, minha dicção e expressões são boas, com um controle da altura de voz que emite firmeza no assunto sendo abordado. Por ser uma reunião na qual eu precisei apresentar o slide, minhas expressões com as mãos não foram mostradas aos participantes, mas ao utilizar o mouse como um apontador, ajudou aos participantes em acompanhar o raciocínio. Durante a apresentação, abordando os temas, minhas expressões são mais sérias e controladas, sem muitas mudanças. Nos momentos mais descontraídos, tenho um sorriso controlado, que mantém a postura da seriedade do assunto, mas deixa o ambiente leve para todos.
Essa postura eu já tinha uma certa noção, pois eu já havia recebido um feedback de como são as minhas apresentações.
O maior desafio seria para uma apresentação presencial, pois com o contato visual e a pressão que o ambiente gera, daria para explorar mais técnicas de oratória.