Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Desafio - Gravação

Realizei a gravação de um vídeo simulando uma entrevista onde foram abordados alguns temas associados a minha vida. Foi perceptível que minha resposta não verbal sofreu alterações em alguns momentos, principalmente quando foi necessário buscar informações não triviais ou respostas que precisavam de uma análise mais detalhada. Porém, em contrapartida, minhas respostas foram bem tranquilas nos momentos em que eu estava dominando o tema em questão. Isso prova que o entendimento prévio do que será discutido faz toda a diferença?

1 resposta

Olá Elcimar, tudo bem?

Que observação precisa a que você fez sobre si mesmo! Perceber em tempo real como sua linguagem corporal muda conforme o nível de domínio do tema é exatamente o tipo de autoconhecimento que faz a diferença em entrevistas.

E sim, o que você vivenciou confirma algo bem documentado em comunicação: quando dominamos o conteúdo, a mente fica livre para focar na entrega. Quando precisamos "garimpar" a resposta ao mesmo tempo em que falamos, o esforço cognitivo aparece no corpo, seja numa pausa mais longa, num olhar mais disperso ou numa postura diferente.

Isso não significa que você precisa memorizar tudo antes de uma entrevista. O caminho mais sustentável é estruturar melhor o que você já sabe: organizar experiências em narrativas prontas, praticar responder em voz alta temas que te deixam menos confortável, e aceitar que uma pausa breve para pensar é muito mais profissional do que uma resposta precipitada.

A gravação que você fez é uma ferramenta poderosa justamente por isso: ela revela os pontos onde vale praticar mais.

Conte com a Alura para evoluir seus estudos. Em caso de dúvidas, fico à disposição.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade