O nervosismo segue sendo um calcanhar de aquilis, acabo esquecendo ou trocando palavras. Tenho uma comunicação agressiva, principalmente pelo meu tom de voz.
O nervosismo segue sendo um calcanhar de aquilis, acabo esquecendo ou trocando palavras. Tenho uma comunicação agressiva, principalmente pelo meu tom de voz.
Ooi, Nicole! Como vai?
O seu nervosismo é super compreensível, muitas pessoas enfrentam esse problema. Vou deixar abaixo algumas dicas para que você possa melhorar sua comunicação e reduzir o nervosismo:
→ Pratique Antes de Gravar: Escolha um tema que você se sinta confortável e pratique várias vezes antes de começar a gravação. Isso ajuda a ganhar confiança e reduzir o nervosismo.
→ Respiração e Pausas: Respire fundo antes de começar a falar. Durante a gravação, faça pausas estratégicas para respirar e organizar seus pensamentos. Isso também ajuda a evitar que você fale rápido demais e troque palavras.
→ Escreva um Roteiro: Ter um roteiro pode ser muito útil. Escreva os pontos principais que você quer abordar e siga-o durante a gravação. Não precisa ser algo rígido, mas ter uma estrutura pode ajudar a manter o foco.
→ Controle o Tom de Voz: Tente falar de forma mais calma e controlada. Imagine que está conversando com um amigo próximo. Isso pode ajudar a suavizar o tom de voz e tornar a comunicação mais assertiva.
→ Analise e Melhore: Depois de gravar, assista ao vídeo e anote os pontos que você acha que podem ser melhorados. Preste atenção na sua linguagem corporal, expressões faciais e tom de voz. Com o tempo, você vai perceber melhorias.
→ Feedback: Compartilhe seu vídeo com colegas ou amigos (de confiança) e peça feedback. Às vezes, outras pessoas podem perceber coisas que você não notou.
Não desista! Tenho certeza de que com a prática você vai conseguir vencer todos esses desafios! Caso sinta necessidade de tratar esse nervosismo com profissionais, você pode procurar uma psicoterapia como Terapia cognitivo-comportamental (TCC), por exemplo.
Espero ter ajudado!
Abraço!