Através da gravação percebi que possuo dificuldades de conectar uma ideia na outra, me fazendo repetir palavras conectoras. Além disso, quando me empolgo com o assunto acabo falando muito rápido, dificultando que as pessoas me entendam.
Através da gravação percebi que possuo dificuldades de conectar uma ideia na outra, me fazendo repetir palavras conectoras. Além disso, quando me empolgo com o assunto acabo falando muito rápido, dificultando que as pessoas me entendam.
Olá, Tabita! Tudo bem?
Entendo suas preocupações e é realmente um desafio melhorar a fluência e a velocidade ao falar. Mas não se preocupe, é um processo e com a prática você vai melhorar.
Para ajudar a conectar uma ideia à outra, uma dica é fazer um roteiro antes de começar a gravação. Anote os principais pontos que você quer abordar e tente criar uma sequência lógica entre eles. Isso pode te ajudar a guiar seu discurso de maneira mais fluida.
Quanto à velocidade, é comum acelerarmos quando estamos empolgados ou nervosos. Uma técnica que pode ajudar é tentar fazer pausas conscientes durante a fala. Por exemplo, ao terminar uma ideia, respire fundo antes de começar a próxima. Isso pode te ajudar a controlar o ritmo e dar tempo para quem está ouvindo processar a informação.
Lembre-se, a comunicação assertiva é uma habilidade que se desenvolve com o tempo e a prática. Portanto, continue se desafiando e buscando melhorar.
Espero ter ajudado e bons estudos!