1
resposta

DESAFIO FINAL

Meu código ficou bem parecido com o do instrutor, com exceção da função podeDesenharNaArea(). Na verdade ao invés de fazer esta função, eu usei o IF para permitir o desenho apenas FORA da área das paletas.

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        //aqui é a condicional para que o desenho só seja feito, caso esteja fora da paleta 
        if(x > 150 || y > 50){
                if(desenha) {
                    desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
                }
        }

    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    function trocarCor(evento){

        var eX = evento.pageX;
        var eY = evento.pageY;

        if(eY <= 50){
            if(eX <= 50){
                corAtual = "red";
            }   else if(eX <= 100){
                    corAtual = "green";
                }
                    else if(eX <= 150){
                        corAtual = "blue";
                    }

        }



    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = trocarCor;

</script>
1 resposta

Olá, Allan! Tudo bem por aí?

Sua solução está correta, mandou bem.

Caso tenha ficado com alguma dúvida não deixe de compartilhar com a gente.

Bons estudos e até mais!