Gostei bastante da solução de uns colegas ficou bem prático algumas. Fiz o desafio sem olhar a resolução do instrutor, desafio maneiro kkkk.
HTML
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-BR">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge">
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
<title>Desafio final</title>
</head>
<body>
<div>
<canvas id="tela" width="600px" height="400px"></canvas>
<script src="desafio.js"></script>
</div>
</body>
</html>
JS
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(x>0 && x<=151 && y>0 && y<= 51){
desabilitaDesenhar();
}else if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
tela.onclick = function(evento){
var xColide = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var yColide = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(xColide>=0 && xColide<50 && yColide>=0 && yColide<=50){
desabilitaDesenhar();
if(!desenha){
corAtual="red";
}
}else if(xColide>=50 && xColide<100 && yColide>=0 && yColide<=50){
desabilitaDesenhar();
if(!desenha){
corAtual="green";
}
}else if(xColide>=100 && xColide<=150 & yColide>=0 && yColide<=50){
desabilitaDesenhar();
if(!desenha){
corAtual="blue";
}
}
}
desenhaPaletaDeCores();
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;