Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Desafio final

Gostei bastante da solução de uns colegas ficou bem prático algumas. Fiz o desafio sem olhar a resolução do instrutor, desafio maneiro kkkk.

HTML

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-BR">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Desafio final</title>
</head>
<body>
    <div>

        <canvas id="tela" width="600px" height="400px"></canvas>
        <script src="desafio.js"></script>

    </div>
</body>
</html>

JS

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaPaletaDeCores() {
        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        if(x>0 && x<=151 && y>0 && y<= 51){
            desabilitaDesenhar();
        }else if(desenha) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {
        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {
        desenha = false;
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    tela.onclick = function(evento){
        var xColide = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var yColide = evento.pageY - tela.offsetTop;
        if(xColide>=0 && xColide<50 && yColide>=0 && yColide<=50){
                desabilitaDesenhar();
                if(!desenha){
                    corAtual="red";
                }
        }else if(xColide>=50 && xColide<100 && yColide>=0 && yColide<=50){
                desabilitaDesenhar();
                if(!desenha){
                    corAtual="green";
                }
        }else if(xColide>=100 && xColide<=150 & yColide>=0 && yColide<=50){
                desabilitaDesenhar();
                if(!desenha){
                    corAtual="blue";
                }
        }
    }

    desenhaPaletaDeCores(); 
    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
1 resposta
solução!

Finalizado...