2
respostas

[Desafio] “Estamos gastando muito tempo com tarefas repetitivas. Será que dá pra facilitar esse processo?”

Você está atuando como analista em um projeto com o time de Recursos Humanos de uma empresa. A equipe está sobrecarregada porque precisa, toda semana, organizar entrevistas com candidatos, enviar e-mails de confirmação e montar uma agenda com todos os horários.

Estamos gastando muito tempo com tarefas repetitivas. Será que dá pra facilitar esse processo?

O uso de uma plataforma de recebimento de currículos resolveria facilmente esse problema. A empresa realiza a publicação das vagas, e o candidato acessa a plataforma para inserir algumas informações.

A plataforma faz uma análise dessas informações e, com base no perfil da vaga versus o perfil inserido, realiza uma seleção prévia dos candidatos. Após realizar essa seleção, a plataforma envia ao recrutador uma lista dos candidatos selecionados e aponta possíveis datas para a entrevista, uma vez que a agenda do recrutador já foi previamente configurada na plataforma.

Um botão de confirmação da entrevista é exibido ao recrutador, de modo que, ao selecioná-lo, um e-mail é disparado automaticamente ao candidato com os dados da entrevista.

2 respostas

Se é uma tarefa repetitiva, pode ser automatizada; usando parametros de seleçâo dos candidatos, direcionando apenas os candidatos que estejam no perfil e atendam os quesitos. A IA pode fazer isso, como já faz; porem gostaria de usar um caso meu, onde eu fui eliminado de um processo seletivo, por uma pergunta muito profunda, complexa, porem direta: " Qual sua pretensâo salarial?" para area comercial, isso é muito vago...pretensâo salarial pode contem bônus, comissâo, PPL, reembolso de despesas, ETC...Acredito eu que o diretor de RH (após revisar a entrega da IA) fez contato comigo me convidando a voltar ao processo seletivo.

Realmente é um ponto pertinente, Diego. Acredito que informar o salário já na descrição da vaga resolveria boa parte desse problema. Claro que existem algumas posições em que isso talvez não seja possível, mas aí seriam tratadas como exceções.