Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Desafio: desperdícios do seu dia a dia

1. Guarda-roupa: tenho várias roupas que nem sempre utilizo. Isso representa desperdício de espaço e de dinheiro, além de gerar tempo gasto com organização e manutenção de peças que possuem pouco ou nenhum uso.

2. Banheiro: tenho vários cremes e produtos de cuidados pessoais. Apesar de utilizar todos, alguns demoram muito tempo para serem consumidos completamente, enquanto novos produtos continuam sendo adquiridos. Isso gera desperdício de espaço e de dinheiro, além de aumentar a quantidade de itens que precisam ser organizados.

3. Cozinha: armazenar comida em excesso pode fazer com que alguns alimentos fiquem esquecidos ou ultrapassem o prazo de validade. Isso representa desperdício de dinheiro, espaço e dos próprios alimentos.

4. Sapatos: tenho vários pares, mas utilizo com frequência apenas alguns deles. Isso representa desperdício de espaço, dinheiro e tempo gasto com limpeza, organização e manutenção de itens que são pouco utilizados.

5. Casacos de inverno: tenho vários casacos, embora alguns sejam utilizados poucas vezes durante o ano. Isso representa desperdício de espaço e dinheiro, além do tempo necessário para organização e manutenção de peças que permanecem guardadas durante grande parte do ano.

1 resposta

Olá, Gabriella, como vai?

Sua análise ficou bem conectada com a proposta, principalmente porque você conseguiu identificar desperdícios presentes em situações comuns do dia a dia. Nos exemplos do guarda-roupa e dos sapatos, por exemplo, aparece o excesso de itens que ocupam espaço e exigem tempo de organização, mesmo quando possuem pouca utilização. Essa percepção é importante porque a melhoria de processos começa justamente pela identificação de atividades, recursos ou materiais que não agregam valor.

O exemplo da cozinha também é bastante interessante, pois o desperdício não está apenas no espaço ocupado. Quando um alimento passa do prazo de validade, existe uma perda financeira e também de um recurso que poderia ter sido utilizado. No caso dos produtos de cuidados pessoais, Gabriella também identifica uma situação de excesso de estoque, que pode ser analisada pensando na frequência de consumo e na necessidade real de reposição. Essa mesma lógica pode ser aplicada em processos de empresas para reduzir estoques, retrabalho e outras formas de desperdício.

Pensando nesses exemplos, qual desses desperdícios você considera que seria mais difícil de eliminar e por quê?

Continue compartilhando suas análises e experiências com a comunidade. O fórum está à disposição para continuar essa troca.

Até a próxima.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!