Como eu não gosto muito de utilizar redes sociais, eu acabo deixando as pessoas no vácuo sem querer, não é nada pessoal. Além disso, percebi que sou direta até demais, cortando logo a conversa.
Como eu não gosto muito de utilizar redes sociais, eu acabo deixando as pessoas no vácuo sem querer, não é nada pessoal. Além disso, percebi que sou direta até demais, cortando logo a conversa.
Oi, Elai!
Entendo sua situação. Pode ser realmente desafiador equilibrar a comunicação assertiva, especialmente quando não somos grandes fãs de redes sociais. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar esse desafio:
Escolha uma Plataforma Confortável: Já que você não gosta muito de redes sociais, tente escolher uma plataforma que você utilize regularmente e se sinta mais confortável, como e-mail ou aplicativos de mensagens instantâneas.
Estabeleça Horários para Responder: Para evitar deixar as pessoas no vácuo, tente estabelecer horários específicos para checar e responder mensagens. Isso pode ajudar a criar uma rotina e garantir que você não se sinta sobrecarregada.
Pratique a Empatia: Quando for responder, tente se colocar no lugar da outra pessoa. Pergunte-se como você gostaria de receber aquela mensagem. Isso pode ajudar a tornar sua comunicação mais empática e menos direta.
Seja Clara e Objetiva, mas Gentil: Ser direta é uma qualidade, mas é importante balancear com gentileza. Por exemplo, em vez de cortar a conversa abruptamente, você pode usar frases como "Foi ótimo conversar com você, mas preciso ir agora. Podemos continuar depois?"
Feedback Construtivo: Se você perceber que foi muito direta em alguma conversa, não hesite em pedir feedback. Pergunte à pessoa como ela se sentiu e se há algo que você possa melhorar na sua comunicação.
Bons estudos!
As redes são uma ferramenta que requer cuidado.
As redes sociais hoje com essa globalização interligada deve ser um sinônimo de cuidado, pois tudo o que você compartilha, comenta ou posta pode virar uma bola de neve dependendo da forma como ela é interpretada. Por isso, todo cuidado é pouco.
Se expressar pessoalmente sem ser mal interpretado já não é tarefa fácil, avalie nas redes sociais, corporativas ou não, é difícil, as vezes uma pontuação, ou sem querer esquecemos desligar o capslock, pronto a pessoa pode entender errado. As vezes tem muitos emotions ou abreviaturas que te deixa confuso e faz perder tempo na interpretação, é complicado, acho que a escrita nas redes sociais está cada vez mais difícil de interpretar. Tento ler 2 vezes minhas mensagens para evitar algum desconforto, mas mesmo assim kkkk, as vezes acontece, sou muito direta e objetiva.