Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Desafio de auto observação

Ao observar minha comunicação, especialmente em ambiente de trabalho percebi que tenho dificuldade de comunicar com pessoas que têm a comunicação ruim (com aqueles pontos de melhoria abordados no curso como imperativos e até certo desrespeito). Não sei lidar direito com pessoas muito incisivas dessa forma.

Eu achava que me comunicava bem, já recebi até elogios nesse sentido mas recentemente fui alocada em um projeto onde estou tendo que lidar com uma pessoa em cargo superior ao meu, com esse perfil incisivo não apenas por escrito mas de comportamento genioso. Ao respondê-la de forma objetiva, a pessoa até me chamou de grosseira, o que me deixou bastante confusa.

A liderança que me alocou nesse projeto apontou que devo melhorar minha comunicação, mas o que observei foi isso: minha comunicação é boa com pessoas maduras e de perfil respeitoso, e quando tenho que lidar com um perfil mais desafiador fico confusa.

1 resposta
solução!

Olá, Roseli! Tudo bem?

Entendo como pode ser desafiador lidar com pessoas que têm um estilo de comunicação mais incisivo e, às vezes, desrespeitoso. É importante lembrar que a comunicação assertiva não é apenas sobre como nos expressamos, mas também sobre como lidamos com as diferentes formas de comunicação dos outros.

Vou deixar algumas dicas que podem te ajudar a lidar melhor com essas situações:

1. Mantenha a calma: Quando alguém é incisivo ou desrespeitoso, pode ser fácil reagir de forma defensiva. Tente respirar fundo e manter a calma. Isso ajudará a responder de maneira mais ponderada.

2. Escuta ativa: Tente entender o que a outra pessoa está realmente dizendo, além do tom ou das palavras duras. Às vezes, por trás de uma comunicação agressiva, há preocupações ou pressões que a pessoa está enfrentando.

3. Estabeleça limites: Não há problema em comunicar de forma respeitosa que você não aceita um certo tipo de comportamento. Por exemplo, você pode dizer: "Eu gostaria de discutir isso de uma maneira mais construtiva."

4. Use a técnica do "eu": Em vez de apontar o comportamento da outra pessoa, foque em como isso te afeta. Por exemplo, "Eu me sinto desconfortável quando a conversa toma esse rumo."

5. Feedback construtivo: Se apropriado, ofereça feedback sobre como a comunicação pode ser melhorada. Isso pode ser feito em um momento mais calmo e de maneira privada.

Lembre-se de que é um processo de aprendizado e que cada interação é uma oportunidade de praticar e melhorar suas habilidades de comunicação.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)