Situação: Mauro, 55 anos, é dono de uma tabacaria/adega, localizada na zona-sul de São Paulo (no distrito do Campo Limpo). Ele quer se conectar mais com seu público pois percebeu que está perdendo vendas para os concorrentes do bairro. Logo, para estreitar a relação com este público, compreendeu que criar uma persona adequada pode ajudar.
Dados do Público: 400 Clientes/mês; dos quais possuem entre 18-35 anos.
Criando a Persona do público com a ferramenta Mapa da Empatia
NOME: Jefferson IDADE: 24 anos
O que minha persona ouve?
Ouve dos amigos que as misturas entre bebidas são as melhores; Ouve artistas do Funk e do Trap constantemente; Ouve que as adegas/tabacarias são os pontos de encontro das pessoas da idade dele;
O que minha persona vê?
Vídeos no Youtube (podcasts e vídeo dos influencers da música e do entretenimento); Futebol Instagram e TikTok
O que minha persona fala e faz?
Trabalha de segunda a sábado (horário comercial) de motoboy; Sai com amigos para bailes nas ruas da comunidade de São Paulo; Aos domingos encontra os amigos para assistir futebol nas adegas; Ele fala que o dinheiro tá curto, logo ele procura lugares de bom preço.
O que minha persona pensa e sente?
Ele quer dar uma vida melhor à mãe e aos irmãos mais novos; É engraçado e curte estar entre os amigos; Sente que a cor da sua pele e lugar de onde vem prejudicam a vida dele; Sabe que o trabalho duro é a chave para o sucesso.
Quais são suas dores?
O preço das bebidas e das essências estarem fora do seu orçamento; Que não tenha os drinks que ele costuma beber (geralmente mistura com Whisk, Gin e energéticos de sabores variados);
Do que sua persona tem medo?
Medo de ser assaltado nestes lugares; Medo de ser confundido pela polícia e ter a moto apreendida;
Quais são suas necessidades?
Que o local seja seguro; Quando necessário, que entregue as bebidas em casa.