1º PROMPTEstou estudando estatística inferencial e probabilidade. Vi que, para determinar a probabilidade de dois eventos acontecerem, primeiro preciso entender se eles são mutuamente exclusivos ou não. Por exemplo: se eu precisar sair de casa e olhar a previsão do tempo para decidir se levo guarda-chuva, e sei que há 50% de chance de chover e 50% de chance de fazer sol.
Outro exemplo é uma caixa com 5 bolas, sendo 3 azuis e 2 vermelhas. Se eu tirar uma primeira bola vermelha, qual a chance de tirar uma segunda azul? Partindo desse princípio, se eu jogar na Mega-Sena e acertar os três primeiros números, qual a chance de acertar os três últimos?
RESPOSTAPara entender a probabilidade de múltiplos eventos, é fundamental distinguir entre eventos independentes e dependentes: no caso da previsão do tempo, se considerarmos que o sol e a chuva são mutuamente exclusivos (ou ocorre um, ou outro), a probabilidade de um exclui a do outro; já no exemplo das bolas, temos uma probabilidade condicional, onde a retirada de uma bola vermelha sem reposição altera o espaço amostral de 5 para 4 bolas, elevando a chance de a segunda ser azul para 75% ($3$ em $4$).
Aplicando essa lógica à Mega-Sena, os eventos são dependentes porque os números não se repetem no mesmo sorteio: se você já acertou os três primeiros, restam 57 números no globo para 3 vagas restantes, resultando em uma probabilidade de acerto dos três últimos de aproximadamente 1 em 175.560 (calculada pela combinação de 57 números tomados 3 a 3), o que demonstra como a redução do conjunto total impacta diretamente o cálculo estatístico
2º PROMPTEstou pretendendo trocar de smartphone. O que é mais prioritário para mim é a autonomia do aparelho e um hardware com bom custo-benefício. A exemplo disso, quando troquei da última vez, minha escolha foi um Moto G60s, que une uma bateria robusta e um hardware decente com um preço na faixa de telefone intermediário. Agora que preciso trocar, traga para mim um telefone atual com praticamente as mesmas qualificações, tomando por base a tecnologia atual, e, por favor, me traga somente um modelo; pode ser de qualquer marca.
RESPOSTASe você quer repetir a experiência que teve com o Moto G60S — ou seja, muita bateria, desempenho sólido e preço justo — hoje a escolha mais equivalente e atualizada é o Xiaomi Redmi Note 14, porque ele mantém a mesma proposta de custo-benefício com bateria de cerca de 5.000 mAh (aguentando fácil mais de um dia de uso), traz um processador intermediário bem mais eficiente que o da sua geração antiga, tela fluida com alta taxa de atualização e carregamento rápido, tudo isso ainda numa faixa de preço acessível, o que faz dele basicamente a evolução natural do tipo de aparelho que você já sabe que funciona bem no dia a dia.