FUNÇÃO Converter(R, T):
f = R / T
Retorna f
INÍCIO DO ALGORITMO:
Informe o valor em real - guarda na variavel R
O Sistema consulta qual a taxa no dia e hora da conversão e armazena em T
D = Converter(R, T)
O valor em dolar é "+D+".
FUNÇÃO Converter(R, T):
f = R / T
Retorna f
INÍCIO DO ALGORITMO:
Informe o valor em real - guarda na variavel R
O Sistema consulta qual a taxa no dia e hora da conversão e armazena em T
D = Converter(R, T)
O valor em dolar é "+D+".
Oi, Pedro! Como vai?
Gostei bastante da forma como você estruturou o início do algoritmo, utilizando uma função para realizar a conversão de valor entre real e dólar. A lógica está bem organizada: o sistema consulta a taxa do dia e da hora da conversão, armazena em T, recebe o valor em real na variável R e passa tudo para a função Converter, que retorna o resultado calculado. Isso demonstra um bom entendimento sobre entrada de dados, processamento e retorno de valor.
Uma dica importante é melhorar a exibição da mensagem final, deixando a saída mais clara para quem utilizar o sistema. Você pode organizar melhor a concatenação do texto com a variável D, que guarda o resultado da conversão. Por exemplo, garantir que o valor exibido esteja formatado com casas decimais deixa o resultado muito mais legível e profissional.
Outro ponto interessante seria pensar em como o algoritmo se comportaria caso o sistema não conseguisse consultar a taxa naquele momento. Tratar esse tipo de situação é um passo natural para quem está evoluindo na lógica de programação.
Você já pensou em como adaptar esse algoritmo para converter entre outras moedas além do dólar?