1
resposta

Desafio: conversor de moedas

Para resolver esse problema, eu organizei o algoritmo usando função, porque assim fica mais claro e reutilizável.

Primeiro, eu criei uma função chamada converterRealParaDolar, que recebe dois valores: o valor em reais e a taxa de câmbio. Dentro dessa função, faço o cálculo dividindo o valor em reais pela taxa e retorno o valor convertido em dólares.

Depois, no programa principal, eu peço para o usuário informar o valor em reais e utilizo uma taxa de câmbio definida pela empresa. Em seguida, chamo a função passando esses valores e guardo o resultado.

Por fim, exibo o valor convertido para o usuário.

O passo a passo do algoritmo fica assim:

Criar a função converterRealParaDolar(valor_em_reais, taxa_cambio)
Dentro da função, calcular: valor_em_dolar = valor_em_reais / taxa_cambio
Retornar o valor_em_dolar
No programa principal:
Pedir o valor em reais
Ler o valor informado
Definir a taxa de câmbio
Chamar a função de conversão
Exibir o valor em dólares

Achei que usar função deixou o algoritmo mais organizado e mais fácil de entender, além de poder reaproveitar essa lógica depois.

1 resposta

Olá, Lucineia! Como vai?

Parabéns pela resolução da atividade!

Observei que você explorou a função para organizar a lógica de conversão, utilizou muito bem o retorno de valores para reaproveitar o cálculo e ainda compreendeu a importância da separação entre entrada, processamento e saída para deixar o algoritmo mais claro.

Uma sugestão para o futuro seria permitir que a taxa de câmbio fosse informada pelo usuário em tempo de execução, tornando o programa mais flexível e aplicável a diferentes cenários sem precisar alterar o código.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!