Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Desafio: conversor de moedas

Faz 1 ou dois anos que eu fiz isso em Python (atualizei a cotaçao obviamenteKKAKA), só que não pensei genericamente como o instrutor pensou, mas se fosse hoje em dia com o Java eu realmente faria uma fórmula genérica de conversão, de qualquer forma, acho interessante compartilhar aqui

print('Conversor de Real para Dólar (USD), Euro e Peso Argentino')
reais = float(input('Quanto dinheiro você tem na carteira? R$'))
dolares = reais / 5.60
euros = reais / 6.18
pesos_argentinos = reais * 273.04
print('Com R${:.2f}, você pode comprar:  US${:.2f} , EUR{:.2f} euros PA{:.2f}'.format(reais, dolares, euros, pesos_argentinos))
1 resposta
solução!

Oii, Gabriel! Tudo bem?

É muito legal ver você resgatando códigos que fez no passado e analisando como sua forma de pensar evoluiu com o tempo. Essa percepção de que hoje, com a experiência em Java, você criaria uma fórmula mais genérica é o sinal claro de que seu pensamento computacional está amadurecendo.

Pontos fortes do que você elaborou:

• Multimoedas: Você foi além do desafio e incluiu Euro e Peso Argentino, o que torna a ferramenta muito mais útil para um cenário real de agência de viagens.
  • Interação com o usuário: O uso do input para captar o valor em tempo real permite que qualquer pessoa utilize o programa com o valor que tiver na carteira.
  • Formatação de saída: O uso do :.2f para limitar as casas decimais é uma excelente prática, pois garante que os valores monetários sejam exibidos de forma correta e legível.

Como você mesmo observou, o próximo passo para deixar esse código ainda mais profissional seria justamente o que o instrutor sugeriu: transformar o cálculo em uma função. Ao passar a taxa de câmbio como um parâmetro (uma variável), você evita ter que alterar o código manualmente toda vez que o valor do dólar ou do euro subir ou descer.

Parabéns por compartilhar sua evolução e por manter essa curiosidade sobre como melhorar a estrutura dos seus projetos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!