1
resposta

Desafio - contra a maré

Eu joguei "quase" as mesmas informações, acrescentei algo da aula que me deixou animado com o resultado, pela forma técnica que o chatgpt respondeu que foi a seguinte forma:

"estou pensando em investir R$6.500,00 em renda fixa a uma taxa de juros simples de 1% ao mês, por 12 meses.

explique o passo a passo desse investimento, dando como referência a taxa de retorno, o quanto de impostos eu vou pagar, se existe outros investimentos melhores em renda fixa e se obterei dividendos "

1 resposta

Olá, Luiz, como vai?

Achei muito interessante o prompt que você criou! Ele é detalhado e realmente aproveita bem o potencial do ChatGPT para explorar várias nuances do investimento. Ele é bem robusto e vai além do cálculo básico, pedindo análise de impostos e alternativas. Isso é ótimo, pois força o modelo a pensar mais amplamente. Uma sugestão seria dividir as perguntas em tópicos no mesmo prompt para organizar melhor a resposta. Por exemplo:

1. Explique o cálculo de juros simples para meu investimento de R$ 6.500,00 com taxa de 1% ao mês por 12 meses.
  2. Considere impostos aplicáveis, como o IR, e calcule o rendimento líquido.
  3. Compare com outras opções de renda fixa para o mesmo valor investido e prazo.

Essa organização pode ajudar na clareza da resposta do ChatGPT.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado