Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Desafio Concluído: Prompts TAG e RISE

Através do prompt TAG, identifiquei meu estilo de aprendizagem como um Analista Prático (uma mistura forte de Leitura/Escrita com Cinestésico). Sou alguém que precisa da base textual e da documentação para entender a lógica de forma linear, mas que só fixa o conhecimento de verdade colocando a mão na massa, testando no terminal e desenvolvendo projetos.

Utilizando o prompt RISE, pedi para a IA assumir o papel de uma Liderança Técnica (Tech Lead) para traçar estratégias de estudo personalizadas para o meu perfil. As duas sugestões passo a passo foram:

1. Engenharia Reversa de Projetos (Foco Cinestésico)

• Como funciona: Focar na criação de MVPs (Mínimo Produto Viável) utilizando a decomposição de problemas. Em vez de maratonar vídeos teóricos, a ideia é quebrar o projeto em metas textuais, abrir a documentação oficial da tecnologia e codificar testando os erros de forma empírica direto na tela.

2. Documentação Ativa via Anki (Foco Leitura/Escrita)

• Como funciona: Utilizar flashcards textuais com omissão de palavras (cloze deletion) para fixar comandos de console, sintaxes fundamentais e regras de negócio. Para complementar, usar o estímulo auditivo (técnica do pato de borracha/explicar em voz alta) como um gatilho de emergência para destravar conceitos mais abstratos.

Excelente exercício para entender como hackear nossa própria rotina e estudar de forma muito mais inteligente e produtiva!

1 resposta

Olá, André. Como vai?

Parabéns pela excelente conclusão do desafio! É fascinante ver como você combinou os frameworks TAG (Task, Action, Goal) e RISE (Role, Input, Scenario, Expectation) para mapear o seu perfil de "Analista Prático" e obter estratégias tão precisas.

A Engenharia Reversa de Projetos e a Documentação Ativa via Anki atacam perfeitamente os dois lados do seu estilo de aprendizagem: fornecem a estrutura lógica linear que você precisa para ler e documentar, ao mesmo tempo que saciam a necessidade cinestésica de "aprender fazendo" e errando no terminal.

Para agregar ainda mais valor ao seu plano de estudos e potencializar as duas estratégias que a IA sugeriu, quero compartilhar algumas dicas práticas de implementação com o próprio ChatGPT:

1. Maximizando a Engenharia Reversa de MVPs

Quando você for decompor um projeto com o ChatGPT para estudar de forma empírica, use um prompt focado em criar marcos incrementais de código. Em vez de pedir o projeto inteiro, peça para a IA quebrar o desenvolvimento em etapas onde você é obrigado a testar cada pedaço.

Você pode usar uma estrutura de comando como esta:

Atue como Tech Lead. Quero construir um MVP de [NOME DO PROJETO] usando a documentação oficial de [TECNOLOGIA]. 
Crie um roteiro de desenvolvimento em 5 etapas textuais. 
Para cada etapa, me dê apenas os requisitos do que deve funcionar e o link ou conceito da documentação que devo ler, mas NÃO me dê o código pronto. Eu quero codificar e testar os erros no terminal.

Isso impede que a IA faça o trabalho por você, mantendo o seu foco cinestésico e a necessidade de quebrar a cabeça com a documentação aberta.

2. Otimizando os Flashcards com Omissão de Palavras (Cloze Deletion)

O uso do Anki com omissão de palavras é fantástico para memorizar sintaxe e comandos de console (como comandos Docker, Git ou assinaturas de métodos). Para que você não perca tempo criando esses cartões manualmente, você pode treinar o ChatGPT para gerá-los no formato exato de importação do Anki.

Veja um exemplo de prompt para automatizar isso:

Com base no conceito de [TECNOLOGIA/CONCEITO], crie 5 flashcards no formato Cloze Deletion para o Anki. 
Utilize a estrutura {{c1::palavra_oculta}} para esconder as partes mais importantes, como comandos de terminal ou palavras-chave de sintaxe.

Exemplo de saída esperada:
O comando Git utilizado para baixar um repositório remoto pela primeira vez é {{c1::git clone}}.

Depois, basta copiar o texto gerado pela IA, colar em um arquivo de bloco de notas, salvar como .txt e importar direto para o seu Anki. Isso une a sua facilidade com leitura/escrita à produtividade máxima.

O seu entendimento sobre como "hackear" a própria rotina foi cirúrgico. Com essas estratégias personalizadas de liderança técnica, seu aproveitamento nos cursos da Alura vai atingir um novo nível!

Espero que possa ter lhe ajudado!