1
resposta

Desafio: Comunicação Verbal e Não Verbal

Sobre o desafio, vi uma gravação que já tinha previamente, referente a uma apresentação de trabalho de conclusão de curso, onde me gravaram. Não sei se isso se encaixaria.

Minha dicção, ao longo do vídeo todo, foi boa até certo ponto, talvez meu nervosismo me fizesse sorrir um pouco excessivamente, e eu não gesticulava quase nada, apenas "olhava" para o quadro quando queria mostrar alguma coisa, sem apontar para realçar a importância de algo que eu estava falando sobre.

Um controle da altura da voz razoável, pois eu estava seguro do que estava apresentando. Fui bastante sério, apesar do sorriso de nervosismo, e teve um comentário de um dos membros da banca examinadora onde eu pude encaixar uma piada para ilustrar bem meu ponto a partir de um cenário hipotético, e isso pareceu me deixar mais confortável, bem como me aproximar mais deste membro em específico, que concordou com o ponto que apresentei.

Sempre mantive o ambiente relativamente leve, até onde percebi pelo menos.

Eu já tinha um pouco de noção que eu meio que sorria demais em momentos assim, pois me sinto bastante nervoso, então é algo que eu sei que preciso melhorar um pouco, sorrir é ok, mas sorrir à todo instante pode ser meio esquisito para quem me assiste, principalmente se tratando de um assunto mais técnico, "menos humano".

Ainda tenho um pouco de problema em manter contato visual com as pessoas da "plateia" (que estão assistindo), notei que eu, frequentemente, encarava o quadro onde os slides estavam aparecendo até mesmo quando eu não estava "lendo" dados, por exemplo.

Cheguei à uma conclusão que meu nervosismo não é nem tanto pela situação, e sim mais pelo medo de falar alguma coisa errada, apesar de estar seguro de saber sobre o assunto que foi apresentado, mais relacionado com o "julgamento do que é apresentado".

Não sei se é algo que eu consigo solucionar em pouco tempo, mas posso pelo menos mitigar esse problema de nervosismo dando uma estudada um pouco melhor sobre os assuntos de antemão.

Também sou bom improvisando coisas na hora, porém, é muito mais fácil de perceber meu nervosismo nesses casos "fora do que eu planejei".

1 resposta

Oi, Mateus!

Agradeço por compartilhar.

Gostei da sua análise, principalmente quando você mencionou o sorriso por nervosismo e a dificuldade em manter o contato visual. Isso mostra que você já está atento aos pontos que quer desenvolver.

Continue praticando, sua evolução depende de pequenas melhorias constantes.

Uma dica simples é treinar olhando para diferentes pontos da sala (como se fossem pessoas) e variar entre eles durante a fala, isso ajuda a transmitir mais segurança.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!