0
respostas

Desafio - comunicação não verbal

Olá, pessoal!

Quero compartilhar com vocês minha experiência com o desafio de gravação e análise da comunicação não verbal. Escolhi falar sobre como a música influencia nas nossas vidas, e foi uma oportunidade incrível para observar como meus gestos, expressões e postura complementam (ou, em alguns casos, não ajudam tanto) minha fala.

Expressões faciais:

Notei que minhas expressões nem sempre acompanhavam o tom da mensagem que eu queria transmitir. Em momentos mais enfáticos, percebi que meu rosto ficava neutro demais, o que pode transmitir falta de emoção.

Gestos:

Meus gestos estavam presentes, mas às vezes pareciam repetitivos ou pouco alinhados com a ideia que eu estava comunicando. Quero trabalhar melhor a variedade e o propósito dos meus gestos para dar mais vida à apresentação.

Postura:

Mantive uma postura adequada na maior parte do vídeo, mas notei que em alguns momentos eu me inclinava levemente para frente, o que poderia passar uma sensação de tensão. Pretendo focar em manter uma postura mais aberta e relaxada.

Tom de voz:

Essa foi uma das partes que mais gostei no meu vídeo! Senti que consegui modular bem minha voz para dar ênfase em pontos importantes, mas percebi que em alguns momentos poderia ter feito pausas mais estratégicas para reforçar o impacto.

Aprendizados:

Foi muito interessante perceber como pequenos detalhes fazem diferença na transmissão de uma mensagem. Às vezes, uma expressão ou um gesto mal posicionado pode mudar completamente a percepção do público. Após assistir ao vídeo, decidi trabalhar em:

• Tornar minhas expressões faciais mais dinâmicas e conectadas ao tom emocional da fala.

• Planejar gestos mais intencionais e diversificados.

• Praticar a respiração e as pausas para que meu tom de voz mantenha o público engajado.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês! Quem já fez o exercício percebeu algo semelhante? Ou tem dicas para melhorar a comunicação não verbal? Agradeço qualquer feedback ou insight que possam compartilhar!