No meu caso na coluna e utilizei a formula d4*(1-I4) pois assim subtrai 10% de um valor inteiro.
No meu caso na coluna e utilizei a formula d4*(1-I4) pois assim subtrai 10% de um valor inteiro.
Olá, Arthur. Como vai?
Excelente resolução do desafio! A sua abordagem matemática para calcular o valor com desconto utilizando a estrutura Valor * (1 - Percentual) está perfeita e é a mais elegante e eficiente dentro do mercado corporativo.
Muitas pessoas acabam fazendo o caminho mais longo — calculando primeiro o valor do desconto para depois subtraí-lo do preço original —, mas fazer tudo diretamente em uma única operação economiza tempo e deixa a planilha muito mais limpa.
No entanto, ao observar a imagem da sua planilha, há um detalhe técnico clássico do Excel que você precisa se atentar para que a sua fórmula funcione perfeitamente quando você arrastá-la para as linhas de baixo.
Na célula E4, você digitou =D4*(1-I4). Isso funcionou perfeitamente para a Camiseta Lisa da linha 4 porque a célula I4 contém o valor de 10%.
Mas veja o que acontece na lógica do Excel quando você arrasta essa fórmula para baixo:
=D5*(1-I5)=D6*(1-I6)Como as células I5, I6, I7 e as demais estão completamente vazias, o Excel vai tratá-las como zero. O resultado será D5 * (1 - 0), ou seja, o preço da linha 5 não sofrerá desconto nenhum e se repetirá integralmente (o que dá para notar na sua coluna E, onde o preço da linha 5 continuou R$ 29,90 e o da linha 6 continuou R$ 32,90).
Para corrigir isso e garantir que todas as linhas da sua tabela olhem fixamente para a célula I4 onde está o desconto, você precisa "trancar" a célula utilizando o símbolo do cifrão ($).
A sua fórmula corrigida na célula E4 deve ficar assim:
=D4*(1-$I$4)
Ao colocar $I$4, você está dizendo para o Excel: "Pode mudar o preço para D5, D6, D7 conforme eu arrastar para baixo, mas mantenha o desconto travado rigorosamente na célula I4".
Dica de ouro: Ao digitar a fórmula, logo após clicar na célula
I4, você pode pressionar a tecla F4 no seu teclado. O Excel colocará os cifrões automaticamente para você!
Faça esse ajuste na célula E4 e dê um duplo clique no cantinho inferior direito da célula para replicar para o restante da coluna. Você verá que todos os produtos calcularão o desconto de 10% perfeitamente!
Parabéns pelo raciocínio lógico na construção da fórmula matemática, o caminho foi ótimo!
Espero que possa ter lhe ajudado!
Apontamento perfeito! Nao me atentei a utilizacao de valor absoluto, ja esta corrigido!