Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Desafio: Calculando pedidos

Abaixo, eu tenho a definição dos preços:
preco_hamburguer = 12
preco_batata = 7
preco_refrigerante = 5

Agora, eu preciso criar as variáveis para as quantidades.

qtd_hamburguer
qtd_batata
qtd_refrigerante

Por meio do cálculo de dos preços com as quantidades, eu obtenho o valor total de cada produto.

total_hamburguer = qtd_hamburguer * preco_hamburguer
total_batata = qtd_batata * preco_batata
total_refrigerante = qtd_refrigerante * preco_refrigerante

Tendo o cálculo parcial acima, eu posso fazer o cálculo do valor total.

valor pedido = total_hamburguer + total_batata + total_refrigerante

Em seguida, a saída do resultado será a informação do valor do pedido para o cliente.

1 resposta

Oi, Ana. Tudo bem com você?

Sua proposta segue corretamente a lógica esperada para o desafio, separando o problema em etapas bem definidas. Primeiro, você armazenou os preços dos produtos, depois identificou as variáveis que representarão as quantidades solicitadas e, por fim, realizou os cálculos parciais antes de obter o valor total do pedido. Essa divisão facilita a compreensão do algoritmo e torna sua manutenção mais simples caso os preços sejam alterados futuramente.

Como exemplo, se o cliente pedir 2 hambúrgueres, 1 batata frita e 3 refrigerantes, basta substituir as variáveis de quantidade pelos respectivos valores para calcular o total de cada item e, em seguida, somar os resultados para obter o valor final do pedido. Esse tipo de organização também facilita a implementação posterior em uma linguagem de programação, utilizando variáveis e operações aritméticas da mesma forma que você descreveu em linguagem natural.

Pensando em uma evolução desse algoritmo, como você faria para incluir um desconto de 10% caso o valor total do pedido ultrapassasse determinado valor?

Parabéns pela atividade e pela forma organizada como apresentou a solução. Continue compartilhando suas resoluções. O fórum está à disposição para ajudar sempre que necessário.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!